Codesign Pedagógico: cocriação nas aulas de matemática

Autores

Palavras-chave:

Codesign pedagógico, Criatividade, Ensino de Matemática

Resumo

O presente minicurso tem por objetivo proporcionar uma vivência prática e reflexiva de um processo de codesign pensado para aulas de matemática. O desenvolvimento desta proposta se deu como um dos resultados de uma tese de doutorado, em que durante o percurso de pesquisa, foram identificados alguns potenciais da prática de codesign para as aulas de matemática. O minicurso, com duração de 240 minutos, iniciará com uma breve explicação sobre o codesign como prática de coautoria e suas potencialidades em aulas de matemática. Em seguida, os participantes vivenciarão uma proposta de codesign na prática. Por fim, coletivamente, discutirão sobre a vivência realizada, buscando refletir também acerca de outras formas que a abordagem apresentada possa ser trabalhada. Assim, espera-se que os participantes compreendam o potencial do codesign pedagógico para as aulas de matemática e possam propor novas abordagens que possam ser realizadas com promoção da colaboração criativa e do protagonismo dos estudantes em aulas de matemática.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

GÓES, Luis Eduardo Silva; MATOS, Ecivaldo de Souza. Codesign Pedagógico: cocriação nas aulas de matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1053.. Acesso em: 13 set. 2025.