Modelagem Matemática e TikTok: o impacto das timelines infinitas

Autores

  • Amanda dos Santos Bomfim Bomfim Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Autor

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Mapeamento, Ensino de Matemática, Timelines Infinitas, Redes Sociais

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que aborda a Modelagem Matemática e o impacto das timelines infinitas, com foco específico no aplicativo TikTok. O objetivo é analisar como referenciais teóricos se manifestam em investigações sobre os efeitos do consumo contínuo de conteúdo impulsionado por algoritmos, no ensino e aprendizagem de matemática e em outros campos profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como abordagem metodológica o Mapeamento na Pesquisa Educacional, com dados obtidos a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Acadêmico. Os resultados deste estudo permitiram identificar como os referenciais teóricos dialogam com a Modelagem Matemática no contexto das timelines infinitas, evidenciando possíveis impactos no comportamento dos usuários e no aprendizado.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

BOMFIM , Amanda dos Santos Bomfim; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas Madruga. Modelagem Matemática e TikTok: o impacto das timelines infinitas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/827.. Acesso em: 13 set. 2025.