Tarefa Matemática: Uma Investigação em sala de aula sobre porcentagem

Autores

Palavras-chave:

Tarefa, Porcentagem, Ensino, Aprendizagem, Investigação

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar uma Tarefa Matemática desenvolvida em sala de aula, em uma turma do 6º ano de uma escola da cidade de Feira de Santana – Ba.  A proposta foi aplicada em duas aulas de Matemática e as análises referem-se às atividades de quatorzes estudantes da referida turma. Iniciamos a apresentação da proposição do problema aos estudantes. Em seguida, foi entregue a proposta da tarefa para que os/as estudantes fizessem uma leitura individual. Após este momento, houve uma leitura em conjunto da tarefa. A tarefa era composta por dois problemas, sendo que a questão 2, tinha 3 itens para eles responderem, consistia na elaboração de quadro, onde eles iam representar suas respostas. Inferimos que trabalhar com tarefas matemáticas nas aulas, tem potencial de promover o interesse dos estudantes pelo objeto do conhecimento trabalhado e proporcionando diversos raciocínio.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

JUNIOR, Moises Dias Santos; SANTOS, Rafael do Nascimento; CARNEIRO, Cássio Lopes. Tarefa Matemática: Uma Investigação em sala de aula sobre porcentagem. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/835.. Acesso em: 13 set. 2025.