A Percepção de Discentes do Curso de Licenciatura em Matemática Quanto a Utilização de Mapas Mentais Como Metodologia Ativa no Ensino de Aritmética e Álgebra

Autores

Palavras-chave:

Mapas Mentais., Metodologias Ativas., Ensino de Matemática.

Resumo

O trabalho busca apresentar a percepção de discentes de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública em Minas Gerais sobre o uso de Mapas Mentais na disciplina de Fundamentos de Aritmética e Álgebra. A pesquisa investiga: Qual a visão dos discentes sobre os Mapas Mentais como metodologia ativa nessa disciplina? O estudo, de abordagem qualitativa e exploratória, envolveu 19 estudantes no primeiro semestre de 2023. Os resultados indicam que os Mapas Mentais são eficazes para memorização, organização e síntese de informações, além de apoiar a revisão para provas. Os discentes destacaram a relevância dessa ferramenta para suas futuras práticas pedagógicas, reforçando a importância de metodologias ativas na formação docente.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

REZENDE ANASTACIO, Liliana; DE SOUZA FRANÇA, Renata; DIAS ROSA, Fernanda. A Percepção de Discentes do Curso de Licenciatura em Matemática Quanto a Utilização de Mapas Mentais Como Metodologia Ativa no Ensino de Aritmética e Álgebra. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/598.. Acesso em: 15 ago. 2025.