Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Encontro Mineiro de Educação Matemática
Histórico
Anais
X EMEM
Apresentação
Data e Local
Inscrição
Programação
Comissão Organizadora
Comissão Científica
Comissão de Apoio
Submissão de Trabalho
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 10 (2024): Anais X EMEM
n. 10 (2024): Anais X EMEM
Vinícius Sanches Tizzo e Josué Antunes de Macêdo (Orgs.)
ISSN 2176-0160
Publicado:
07-04-2025
Expediente e Editorial
Expediente e Editorial - Anais do X EMEM
Vinícius Sanches Tizzo, Josué Antunes de Macêdo (Autor)
PDF
Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática
Práticas Pedagógicas na Formação Inicial do Professor de Matemática: um diálogo com estudos de Fiorentini
Renato Fundão Vieira, Fabiana Fiorezi de Marco (Autor)
PDF
Percepção dos Professores Sobre a Formação Inicial Para o Ensino de Matemática
Mirelle Pereira da Silva, Josué Antunes de Macêdo, Agnaldo Maciel Ribeiro Oliveira (Autor)
PDF
Análise das Contribuições do PIBID na Formação Docente dos Alunos do Curso Licenciatura em Matemática do IFNMG C
ampus
Januária
Gustavo Dos Santos Ferreira, Adriana Martins da Silva Castro (Autor)
PDF
Formação Inicial na Licenciatura em Educação do Campo: Uma Experiência Com o Ensino de Análise Combinatória
Daniel Idelfonso da Conceição, Luzia de Fatima Barbosa Fernandes (Autor)
PDF
O Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores
Bianca Pereira, Viviane Almada de Oliveira (Autor)
PDF
Interseção das tecnologias digitais e a formação profissional: um novo paradigma de aprendizagem
Agnaldo Maciel Ribeiro Oliveira, Josué Antunes de Macêdo (Autor)
PDF
O Uso do Software LYX na Formação de Professores
Agnaldo Alves Xavier, Leonardo Martins do Nascimento, Débora Mares Meireles (Autor)
PDF
Práticas Sociais Campesinas no Ensino de Geometria Plana: possibilidades para a sala de aula
Cecília Barbosa Alves, Jadi Dias Andrade , Luzia De Fatima Barbosa Fernandes (Autor)
PDF
O Tangram como Possibilidade para o Ensino de Matemática
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Higor Eduardo Soares da Silva, Ana Cláudia Molina Zaqueu Xavier (Autor)
PDF
Metodologia Rotação por Estações: Abordagem no Ensino de Função Quadrática
Gilson Junior de Oliveira, Debora Mares Meireles , Arilson Rodrigues de Sousa (Autor)
PDF
Perspectivas Teóricas Para Uma Prática Reflexiva-Crítica na Formação de Professores de Matématica
Jessica Rodrigues (Autor)
PDF
Um conhecimento próprio da docência para a Licenciatura em Matemática
Samira Zaidan, Eliane Cristovão (Autor)
PDF
Organização do ensino de uma disciplina na Licenciatura em Matemática na modalidade a distância na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Elivelton Henrique Gonçalves, Fabiana Fiorezi de Marco (Autor)
PDF
O Uso do Livro Didático Pelos Professores de Matemática: um recorte da pesquisa.
Joice dos Santos Freitas, Janaina Neves Souza (Autor)
PDF
A Percepção de Discentes do Curso de Licenciatura em Matemática Quanto a Utilização de Mapas Mentais Como Metodologia Ativa no Ensino de Aritmética e Álgebra
Liliana Rezende Anastacio, Renata de Souza França, Fernanda Dias Rosa (Autor)
PDF
Contribuições da Resolução de Problemas e da Matemática Problematizada Para a Formação Matemática de Futuros Professores
Amanda Batista, Eliane Matesco Cristovão (Autor)
PDF
Formação de professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica: uma revisão integrativa
Guilherme Souza, Douglas Tinti (Autor)
PDF
Estudo de Uma Proposta de Formação Continuada: Desenvolvendo Trabalho Colaborativo Com Docentes de Matemática Envolvendo Textos Matemáticos e Não- Matemáticos
Susana Lúcia do Nascimento (Autor)
PDF
Contribuições do Laboratório Ambulante de Ensino de Matemática (LAEM) na Formação de Professores de Matemática do IFNMG - Campus Salinas
Andrey Stevan Alves Santos, Leonardo Martins do Nascimento, Lucas Diego Antunes Barbosa (Autor)
PDF
Eixo 02 — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
Reflexões acerca de uma primeira experiência de um professor e seus estudantes com uma prática de modelagem matemática
Fernando Lima, Petrina Avelar, Taciane Oliveira (Autor)
PDF
Narrativas de experiência na modelagem matemática: Teorias e Aplicações Práticas
Quezia Rayssa Gonçalves Lima (Autor)
PDF
Afrofuturismo na Educação Matemática: considerações a partir de uma prática de modelagem
Petrina Avelar, Fernando Henrique de Lima (Autor)
PDF
Resolução de Problemas e Mediação: uma análise na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Fabiana Fiorezi de Marco (Autor)
PDF
O Custo de Uma Cesta Básica: uma experiência com a Modelagem na formação de professores polivalentes
Ilaine da Silva Campos (Autor)
PDF
Eixo 03 — Etnomatemáticas e Aspectos Culturais da Matemática
Etnomatemática e Práticas Sociais Vinculadas à Cana-de-Açúcar: uma análise a partir de trabalhos de conclusão de curso de uma Licenciatura em Educação do Campo
Luzia de Fatima Barbosa Fernandes, Fernando Luis Pereira Fernandes (Autor)
PDF
Um Mapeamento da Pesquisa Brasileira sobre Práticas Sociais Escolares e Não Escolares Relacionadas à Mandioca
Cecília Barbosa Alves, Fernando Luís Pereira Fernandes (Autor)
PDF
O Ensino e Aprendizagem de Matemática por Meio da Arte do Crochê
Priscila Aparecida Coutinho (Autor)
PDF
Ensino de Matemática na EJA: uma análise etnomatemática das ações docentes
José Jorge Francisco de Santana, Sandra Gonçalves Vilas Bôas (Autor)
PDF
Implementação da Lei 10.639/2003 Por Meio de Uma Ação Pedagógica Fundamentada na Etnomodelagem: Estudando os fractais
Lucas Junior Paixão, Dr. Milton Rosa (Autor)
PDF
Geometria Sona: resgate da cultura africana nas aulas de matemática e ressignificação do currículo escolar de uma escola pública de Viçosa-MG
Juliana Aparecida Moreira Moreira, Juliana Aparecida Moreira, Marli Duffles Donato Moreira Moreira (Autor)
PDF
O Saber Matemático na Oficina Mecânica: um Enfoque Etnomatemático
Aniele Adriane Fonseca, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Alme (Autor)
PDF
Eixo 04 — Diversidade, Gênero e Inclusão na Educação Matemática
Educação Matemática e os sistemas de ensino prisional
Marli Regina dos Santos (Autor)
PDF
Meninas na Tecnologia: Práticas de numeramento e o empoderamento feminino em um projeto social
Jessica Rodrigues (Autor)
PDF
Possibilidades Para o Ensino de Matemática Para Alunos Públicos Alvo da Educação Especial: compreendendo as variações de temperatura no dia a dia
Mario Donizete Rodrigues de Oliveira, Sandra Gonçalves Vilas Bôas (Autor)
PDF
Conexões entre justiça social e inclusão a partir de discussões em torno do cyberbullying em cenários investigativos
Hudson de Souza (Autor)
PDF
Eixo 05 — Recursos Didáticos e Tecnologia no Ensino de Matemática
Construção de Cofres Para Depositar Moedas de Chocolate: uma abordagem através da Resolução de Problemas e Cultura Maker.
Alessandro Sousa, Daniela Moura, Erasmo Fonseca (Autor)
PDF
O Software Modellus 4.0 Aplicado ao Ensino Interdisciplinar de Funções Polinomiais sob Perspectiva dos Registros de Representação Semiótica
Elias Rodrigues de Souza, Josué Antunes de Macêdo (Autor)
PDF
Matemática e Cultura Maker: possibilidades para o Ensino-Aprendizagem
Ladislene Amorim Rocha Cunha, Marli Regina dos santos (Autor)
PDF
A presença dos jogos digitais no processo de ensino e de aprendizagem de matemática visando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Amós Ferreira de Carvalho, Lailson dos Reis Pereira Lopes (Autor)
PDF
Intervenção Didática: Explorando Erros no Processo de Ensino Aprendizagem
Ana Luisa Reis Silva de Sena, Dra. Telma Pimenta (Autor)
PDF
Xadrez: O Desenvolvimento Lógico Matemático em Meio a Batalha da Educação Básica
Regis Moreira Pinto, Flávio Santos (Autor)
PDF
Robótica e Investigação em Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Gabrielly Cristina Souza Ferreira , Mayara Bonifácio Oliveira, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria (Autor)
PDF
Gamificação no Ensino do Cálculo
Isabella Araújo de Moura Oliveira, Marli Duffles Donato Moreira (Autor)
PDF
Robótica e Investigação de Função Afim no Ensino Médio
Mayara Bonifácio Oliveira, Gabrielly Cristina Souza Ferreira, Rejane Waiandt Schuwartz de carvalho Faria (Autor)
PDF
A Tecnologia Digital Como Recurso no Ensino da Matemática: o uso de softwares para resoluções de problemas matemáticos
Janaína Neves Souza, Kelly Cristina Rodrigues Saraiva, Maria Vitória Lemos da Silva Ramos (Autor)
PDF
CINEMAT III: a Matemática pelas lentes do Cinema
Vinícius Henriques Dutra Souza, Marli Duffles Donato Moreira (Autor)
PDF
Eixo 06 — Ensino de Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A Multiplicação e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas
Maria Julia de Medeiros, Sandra Gonçalves Vilas Bôas (Autor)
PDF
O Uso do Lúdico Como Ferramenta de Ensino da Matemática na Educação Infantil
Marcos Vinícius Dias Silva, Dra. Lílian Gleisia Alves dos Santos (Autor)
PDF
Literatura Infantil e Linguagem Matemática: Uma Narrativa em Duas Vozes
Carla Mariana Rocha Brittes da Silva, Keli Conti (Autor)
PDF
Construção do Raciocínio Combinatório em uma aula do 4º ano do Ensino Fundamental
Luana Silva Pereira, Roselene Alves Amâncio (Autor)
PDF
Eixo 07 — Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante
Reflexões historiográficas sobre o ensino de Matemática em um curso de suplência da rede municipal de Betim (MG)
Ana Rafaela Correia Ferreira (Autor)
PDF
Explorando o ensino de estatística através do futebol: um diálogo com estudantes do Ensino Fundamental
Tatiana Olicio Lopes, Sandra Gonçalves Vilas Bôas (Autor)
PDF
Simetria: uma discussão com autores e documentos orientadores
Luana Fernandes, Marli Santos (Autor)
PDF
Mediação na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural e Educação Matemática: um breve olhar
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Fabiana Fiorezi de Marco (Autor)
PDF
O Estudo da Transformação Geométrica Rotação por Meio Da Metodologia Ativa Por Estações: a construção de um transferidor
Ana Clara Moreira de Almeida (Autor)
PDF
Registro de Representação Semiótica: uma revisão das contribuições de Duval
Paula Juliana Barbosa Faria, Lucas Diego Antunes Barbosa (Autor)
PDF
Entre práticas matemáticas e documentos: um estudo no âmbito da educação integral e(m) tempo integral
Ana Flávia Siqueira Pinto Dias, André Augusto Deodato (Autor)
PDF
Noção intuitiva de função por meio da conta de energia elétrica: uma oficina desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica
Aguinaldo Antônio da Conceição Conceição, Prof. Dr. Edmilson Minoru Torisu (Autor)
PDF
O que dizem os alunos de uma escola do sul de Minas Gerais a respeito da Matemática?
Vitória Monteiro de Abreu, Kleyton Godoy (Autor)
PDF
Ensino da Tabuada Multiplicativa Por Meio da Aprendizagem Baseada em Problemas
Keitiely Marques Dias, Linoarley Silva Fonseca, Lucas Diego Antunes Barbosa (Autor)
PDF
Eixo 08 — Filosofia e História da Matemática: relações com a Educação Matemática
A História da Matemática e Suas Implicações para a Prática Docente
Nubia Gabrieli Barbosa de Camargos, Erasmo Tales Fonseca (Autor)
PDF
Concepções Epistemológicas da Matemática em Articulação Com a Prática Docente: uma experiência fundamentada em Lakatos
Frederico de Oliveira e Souza, Marli Duffles Donato Moreira (Autor)
PDF
Pesquisas com crianças em Educação Matemática: variações do cognitivismo
Giovani Cammarota Gomes, Letícia Pereira Silva, Lorena Maria Ferreira de Matos (Autor)
PDF
Leibniz e Cantor: Duzentos anos de diálogo
Fredy Gonzalez (Autor)
PDF
Eixo 09 — Currículos em Educação Matemática
O lema aprender a aprender na educação brasileira: primeiras aproximações sobre uma investigação
Laura Negreiros Lima, Luiz Fernando Rodrigues Pires (Autor)
PDF
Educação Matemática Crítica como Componente Curricular: um estudo comparativo inicial com o campo teórico
Manuella Carrijo, Rejane Siqueira Julio (Autor)
PDF
Eixo 10 — Educação Estatística e Educação Financeira
Empreendedorismo no novo ensino médio: relato de um projeto interdisciplinar
Nubia Gabrieli Barbosa de Camargos, Erasmo Tales Fonseca (Autor)
PDF
Educação Estatística e inclusão: análises críticas a partir dos Jogos Paralímpicos
Lorraine Silva Gonçalves, Rita de Cássia Sabino Borges, Roberta Cristina Silva Matos (Autor)
PDF
A Educação Financeira e a Metodologia de Resolução de Problemas em Prol da Educação de Jovens e Adultos
Carmeliana Pacheco da Silva, Sandra Gonçalves Vilas Bôas (Autor)
PDF