O Ensino e Aprendizagem de Matemática por Meio da Arte do Crochê

Autores

Resumo

O presente trabalho propõe um minicurso sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática por meio da arte do crochê. O crochê é um tipo de artesanato feito com linha e uma agulha com um gancho na ponta. Os pontos sobrepostos e agrupados no crochê estão imbuídos de conceitos matemáticos e também apresentam diversas formas geométricas. Nesse contexto, utilizar o crochê para ensinar matemática alinha-se com a proposta pedagógica da Etnomatemática, que busca compreender a Matemática em diferentes culturas, além da perspectiva acadêmica tradicional. Ao destacar os conhecimentos matemáticos das crocheteiras e dos crocheteiros, este estudo pode contribuir para a melhoria do ensino de Matemática, além de promover e valorizar os conhecimentos matemáticos de outras culturas.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 03 — Etnomatemáticas e Aspectos Culturais da Matemática

Como Citar

APARECIDA COUTINHO, Priscila. O Ensino e Aprendizagem de Matemática por Meio da Arte do Crochê. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/603.. Acesso em: 15 ago. 2025.