Literatura Infantil e Linguagem Matemática: Uma Narrativa em Duas Vozes
Resumo
O relato traz uma narrativa que objetiva apresentar as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento de habilidades matemáticas com a Educação Infantil. Para isto, trouxemos a primeira parte do projeto desenvolvido numa escola de Educação Infantil, dividida em 5 etapas: contação de história, modelagem em massinha, caça aos ovos com leitura de mapa, jogo colaborativo e registro sobre ele. Em todas estas etapas percebemos o envolvimento e interesse das crianças, sendo que a mediação da professora aconteceu na perspectiva da resolução de problemas para que desenvolvessem as habilidades matemáticas esperadas, entre elas noção espacial e contagem de forma a contribuir para o processo de construção do conceito de número. A literatura infantil atuou como um suporte no desenvolvimento da linguagem matemática, trazendo contexto; ademais, é importante a utilização de propostas como esta, pois proporciona reflexões por meio da resolução de problemas, consequentemente, auxiliando no processo de constituição enquanto sujeitos críticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.