Literatura Infantil e Linguagem Matemática: Uma Narrativa em Duas Vozes

Autores

Resumo

O relato traz uma narrativa que objetiva apresentar as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento de habilidades matemáticas com a Educação Infantil. Para isto, trouxemos a primeira parte do projeto desenvolvido numa escola de Educação Infantil, dividida em 5 etapas: contação de história, modelagem em massinha, caça aos ovos com leitura de mapa, jogo colaborativo e registro sobre ele. Em todas estas etapas percebemos o envolvimento e interesse das crianças, sendo que a mediação da professora aconteceu na perspectiva da resolução de problemas para que desenvolvessem as habilidades matemáticas esperadas, entre elas noção espacial e contagem de forma a contribuir para o processo de construção do conceito de número. A literatura infantil atuou como um suporte no desenvolvimento da linguagem matemática, trazendo contexto; ademais, é importante a utilização de propostas como esta, pois proporciona reflexões por meio da resolução de problemas, consequentemente, auxiliando no processo de constituição enquanto sujeitos críticos.

Biografia do Autor

  • Carla Mariana Rocha Brittes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), concluiu o Mestrado Profissional em Educação e Docência na Universidade Federal de Minas Gerais (Promestre - UFMG) e atualmente faz o doutorado em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT - UFSC). Atua como professora da Educação Infantil na Prefeitura de Belo Horizonte; já lecionou por 10 anos no 1º ano do Ensino Fundamental no Centro Pedagógico Verde Vida onde é coordenadora pedagógica. Além disso, atuou como professora no curso de Pedagogia. Atualmente desenvolve um grupo de estudos com o tema letramento matemático com professoras da Educação Infantil.

  • Keli Conti, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino de Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrando o grupo de Educação Matemática e o programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre).

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 06 — Ensino de Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

ROCHA BRITTES DA SILVA, Carla Mariana; CONTI, Keli. Literatura Infantil e Linguagem Matemática: Uma Narrativa em Duas Vozes. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/604.. Acesso em: 15 ago. 2025.