Resolução de Problemas e Mediação: uma análise na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Vigotski, Mediação, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o uso do termo “professor mediador” nas produções acerca da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas proposta pelas professoras Lourdes Onuchic e Norma Allevato. Para isso, foram selecionados trabalhos das autoras que explicam a perspectiva teórica e utilizam o termo em suas conclusões e resultados. A análise foi feita a partir dos princípios da Teoria Histórico-Cultural e do conceito de mediação na perspectiva de Vigotski. O conceito de mediação é central nas obras de Vigotski e está intimamente ligado aos processos psicológicos superiores, além de ser especialmente intrumentalizador na análise dos processos educativos. Concluímos que, apesar do conceito não ser tratado pelas autoras com esta fundamentação teórica, a interpretação que fazem do processo educativo e do papel do professor na implementação da metodologia se aproximam de preceitos da Teoria Histórico-Cultural e do conceito de mediação na concepção Vigotskiana.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 02 — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas

Como Citar

CARVALHO CARRIJO SILVEIRA, Matheus; FIOREZI DE MARCO, Fabiana. Resolução de Problemas e Mediação: uma análise na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/605.. Acesso em: 15 ago. 2025.