Resolução de Problemas e Mediação: uma análise na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Palavras-chave:
Educação Matemática, Vigotski, Mediação, Psicologia Histórico-CulturalResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o uso do termo “professor mediador” nas produções acerca da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas proposta pelas professoras Lourdes Onuchic e Norma Allevato. Para isso, foram selecionados trabalhos das autoras que explicam a perspectiva teórica e utilizam o termo em suas conclusões e resultados. A análise foi feita a partir dos princípios da Teoria Histórico-Cultural e do conceito de mediação na perspectiva de Vigotski. O conceito de mediação é central nas obras de Vigotski e está intimamente ligado aos processos psicológicos superiores, além de ser especialmente intrumentalizador na análise dos processos educativos. Concluímos que, apesar do conceito não ser tratado pelas autoras com esta fundamentação teórica, a interpretação que fazem do processo educativo e do papel do professor na implementação da metodologia se aproximam de preceitos da Teoria Histórico-Cultural e do conceito de mediação na concepção Vigotskiana.
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