Mediação na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural e Educação Matemática: um breve olhar

Autores

Palavras-chave:

Educação, Psicologia Histórico-Cultural, Revisão de literatura

Resumo

Lev Vigotski é o autor conhecido por fundar o que hoje chamamos de Psicologia Histórico-Cultural ou Teoria Histórico-Cultural, que, no Brasil, alguns autores também chamam de Escola de Vigotski. Um dos conceitos centrais na teoria de Vigotski é o conceito de mediação. Esse conceito e os conceitos de funções psicológicas, memória, internalização, Zona de Desenvolvimento Proximal, formação de conceitos, pensamento e atividade são essenciais para analisar dos processos educativos. O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de pesquisa acerca do conceito de mediação nas pesquisas em Educação Matemática e uma revisão bibliográfica de artigos científicos na plataforma SciELO. Entre os artigos, foi possível perceber que todos os trabalhos possuem alguma interseção com os subsídios teóricos do presente trabalho. Com o levantamento e a análise do material obtido, foi possível evidenciar que ainda há muito a ser estudado sobre as contribuições do conceito de mediação na perspectiva Vigotskiana na Educação Matemática.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 07 — Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante

Como Citar

CARVALHO CARRIJO SILVEIRA, Matheus; FIOREZI DE MARCO, Fabiana. Mediação na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural e Educação Matemática: um breve olhar. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/606.. Acesso em: 22 jun. 2025.