Mediação na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural e Educação Matemática: um breve olhar
Palavras-chave:
Educação, Psicologia Histórico-Cultural, Revisão de literaturaResumo
Lev Vigotski é o autor conhecido por fundar o que hoje chamamos de Psicologia Histórico-Cultural ou Teoria Histórico-Cultural, que, no Brasil, alguns autores também chamam de Escola de Vigotski. Um dos conceitos centrais na teoria de Vigotski é o conceito de mediação. Esse conceito e os conceitos de funções psicológicas, memória, internalização, Zona de Desenvolvimento Proximal, formação de conceitos, pensamento e atividade são essenciais para analisar dos processos educativos. O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto de pesquisa acerca do conceito de mediação nas pesquisas em Educação Matemática e uma revisão bibliográfica de artigos científicos na plataforma SciELO. Entre os artigos, foi possível perceber que todos os trabalhos possuem alguma interseção com os subsídios teóricos do presente trabalho. Com o levantamento e a análise do material obtido, foi possível evidenciar que ainda há muito a ser estudado sobre as contribuições do conceito de mediação na perspectiva Vigotskiana na Educação Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.