Intervenção Didática: Explorando Erros no Processo de Ensino Aprendizagem
Palavras-chave:
Análise de erros, Educação Matemática, Ensino reflexivoResumo
Os erros matemáticos estão presentes no cotidiano dos estudantes, desde os anos iniciais até o ensino superior. Por meio deles é possível que os docentes realizem diagnósticos das dificuldades apresentadas por cada um dos alunos e desenvolvam metodologias de ensino apropriadas. Este trabalho tem como principal objetivo considerar a análise de erros como metodologia de ensino e aprendizagem e propor uma atividade pedagógica para desconstruir um erro muito comum entre os estudantes de matemática. Nesse sentido, o trabalho apresenta uma atividade que pretende desconstruir um erro recorrente, qual seja, que a raiz da soma dos quadrados é igual à soma dos quadrados das raízes. Mostra-se a diferença entre as duas operações, de forma analítica e gráfica, desconstruindo a concepção errônea do aluno. A atividade foi aplicada a alguns alunos do primeiro semestre de um curso de Licenciatura em matemática. Conclui-se que a análise de erros permite metodologias diversificadas e dinâmicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.