Intervenção Didática: Explorando Erros no Processo de Ensino Aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Análise de erros, Educação Matemática, Ensino reflexivo

Resumo

Os erros matemáticos estão presentes no cotidiano dos estudantes, desde os anos iniciais até o ensino superior. Por meio deles é possível que os docentes realizem diagnósticos das dificuldades apresentadas por cada um dos alunos e desenvolvam metodologias de ensino apropriadas. Este trabalho tem como principal objetivo considerar a análise de erros como metodologia de ensino e aprendizagem e propor uma atividade pedagógica para desconstruir um erro muito comum entre os estudantes de matemática. Nesse sentido, o trabalho apresenta uma atividade que pretende desconstruir um erro recorrente, qual seja, que a raiz da soma dos quadrados é igual à soma dos quadrados das raízes. Mostra-se a diferença entre as duas operações, de forma analítica e gráfica, desconstruindo a concepção errônea do aluno. A atividade foi aplicada a alguns alunos do primeiro semestre de um curso de Licenciatura em matemática. Conclui-se que a análise de erros permite metodologias diversificadas e dinâmicas.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 05 — Recursos Didáticos e Tecnologia no Ensino de Matemática

Como Citar

REIS SILVA DE SENA, Ana Luisa; PIMENTA DE FREITAS, Telma Cristina. Intervenção Didática: Explorando Erros no Processo de Ensino Aprendizagem. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/608.. Acesso em: 22 jun. 2025.