O Estudo da Transformação Geométrica Rotação por Meio Da Metodologia Ativa Por Estações: a construção de um transferidor

Autores

Palavras-chave:

Geometria, Rotação, Transferidor, Metodologias Ativas.

Resumo

Este trabalho se trata de um relato de experiência de uma oficina planejada a partir de uma sequência didática de três aulas. As três aulas se estruturaram de modo a abordar o que é a unidade de medida grau, o que ela mede, como medir o ângulo usando o transferidor, a construção de um transferidor e o uso do transferidor ao fazer a transformação geométrica do tipo rotação. Foram usadas as metodologias ativas do tipo por estação e por investigação. Ao início da atividade alguns alunos disseram não conhecer o transferidor e os que conheciam relataram não saber usá-lo. As duas ideias principais envolvidas é perceber que uma mesma figura rotacionada no mesmo ângulo e mesmo ponto, porém em direções diferentes, assumem posições diferentes. A segunda é que uma mesma figura rotacionada sob o mesmo ângulo e mesmo sentido, porém a partir de pontos diferentes, serão projetadas de maneiras diferentes.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 07 — Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante

Como Citar

MOREIRA DE ALMEIDA, Ana Clara. O Estudo da Transformação Geométrica Rotação por Meio Da Metodologia Ativa Por Estações: a construção de um transferidor. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/609.. Acesso em: 15 ago. 2025.