O Uso do Software LYX na Formação de Professores

Autores

Palavras-chave:

Software LyX, Projeto de Ensino, Formação de Professores

Resumo

A tecnologia é uma grande aliada da educação brasileira, quando utilizada corretamente. Pensando nisto o presente trabalho tem como objetivo discutir as contribuições do Projeto de Ensino “Introdução ao LyX” para a formação e/ou aperfeiçoamento dos acadêmicos das licenciaturas e dos professores, do IFNMG-Campus Salinas, no que tange a digitação de textos matemáticos no software LyX. A abordagem teórico-metodológica é qualitativa, sendo que serão discutidas 6 respostas a um questionário online, fornecidas pelos participantes do referido projeto. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que, com as aprendizagens adquiridas nas oficinas, o trabalho dos participantes se tornou mais prático e produtivo, em razão de que o LyX permite a eles economizar tempo e aprimorar a preparação de materiais didáticos, destacando-se sua importância para criar slides, avaliações, artigos, etc. Ficou explícito também que o software simplifica a elaboração de slides, a inserção de fórmulas matemáticas e de referências.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

ALVES XAVIER, Agnaldo; MARTINS DO NASCIMENTO, Leonardo; MARES MEIRELES, Débora. O Uso do Software LYX na Formação de Professores. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/610.. Acesso em: 22 jun. 2025.