Implementação da Lei 10.639/2003 Por Meio de Uma Ação Pedagógica Fundamentada na Etnomodelagem: Estudando os fractais
Palavras-chave:
Etnomatemática, Etnomodelagem, Geometria Fractal, Lei n° 10.639/2003Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa, que está sendo desenvolvida com alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Médio e seu professor de Matemática de uma escola pública de Minas Gerais. O principal objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da ação pedagógica fundamentada na Etnomodelagem, por meio da Geometria Fractal, para a implementação da Lei n° 10.639/2003 em uma escola pública de Minas Gerais, por meio da incorporação da utilização de padrões fractais que podem estar presentes em culturas africanas e afrodescendentes brasileiras. Para fundamentar esta pesquisa, os aportes teóricos da Etnomodelagem, da Educação para as Relações Étnico-Raciais e da Geometria Fractal foram utilizados. A análise dos dados e a interpretação dos resultados está sendo realizada de acordo com uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, por meio de codificações, que possibilitarão, a identificação de códigos preliminares e categorias conceituais, para responder a questão de investigação.
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