Implementação da Lei 10.639/2003 Por Meio de Uma Ação Pedagógica Fundamentada na Etnomodelagem: Estudando os fractais

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Etnomodelagem, Geometria Fractal, Lei n° 10.639/2003

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa, que está sendo desenvolvida com alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Médio e seu professor de Matemática de uma escola pública de Minas Gerais. O principal objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da ação pedagógica fundamentada na Etnomodelagem, por meio da Geometria Fractal, para a implementação da Lei n° 10.639/2003 em uma escola pública de Minas Gerais, por meio da incorporação da utilização de padrões fractais que podem estar presentes em culturas africanas e afrodescendentes brasileiras. Para fundamentar esta pesquisa, os aportes teóricos da Etnomodelagem, da Educação para as Relações Étnico-Raciais e da Geometria Fractal foram utilizados. A análise dos dados e a interpretação dos resultados está sendo realizada de acordo com uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, por meio de codificações, que possibilitarão, a identificação de códigos preliminares e categorias conceituais, para responder a questão de investigação.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 03 — Etnomatemáticas e Aspectos Culturais da Matemática

Como Citar

PAIXÃO, Lucas; ROSA, Milton. Implementação da Lei 10.639/2003 Por Meio de Uma Ação Pedagógica Fundamentada na Etnomodelagem: Estudando os fractais. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/612.. Acesso em: 15 ago. 2025.