Palavras-chave:
Epistemologia, Matemática, Ensino, Didática da Matemática
Resumo
Este estudo explora a relação entre as concepções epistemológicas de professores de Matemática e suas práticas pedagógicas, baseando-se na epistemologia falibilista de Imre Lakatos. Parte-se da observação de que muitos docentes não consideram criticamente suas concepções epistemológicas, o que afeta diretamente a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos. A pesquisa investiga como essas concepções influenciam as metodologias adotadas e propõe a análise da contribuição da perspectiva de Lakatos, que defende a Matemática como um campo em constante evolução, onde erros e revisões são essenciais ao processo de construção do conhecimento. Utilizando uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, o estudo visa desenvolver um Produto Educacional sobre Números Complexos, fundamentado numa reconstrução histórica racional à luz de Lakatos, buscando promover uma prática pedagógica mais crítica, inclusiva e voltada à resolução de problemas.
Biografia do Autor
-
Frederico de Oliveira e Souza, UFV
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela UFV. Possui pós-graduação em Educação Financeira e em Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano. Durante a graduação, foi monitor de Introdução à Álgebra e de Cálculo I, e tutor de Cálculo Diferencial e Integral. Além disso, realizou iniciações científicas na área de Álgebra, trabalhando com Grupos de Simetria, Grupos de Coxeter e Códigos Corretores de Erros, com apoio financeiro da CNPq, no Projeto de Iniciação Científica e Mestrado (PICME/UFV). Foi voluntário do projeto de extensão "Lógica Matemática, Aprendizagem e Cidadania", no qual oferecia minicursos de Lógica para professores de todo o Brasil, abordando temas do cotidiano, como interpretação de situações-problema e construção de argumentos lógicos. Atualmente, é professor de Matemática no Ensino Fundamental II e Médio, e de Educação Financeira no Ensino Médio em Viçosa, além de atuar como tutor no curso de Metodologias Ativas de Aprendizagem oferecido pela Cead/UFV. Tem interesse nas áreas de Matemática, Educação Matemática, Filosofia da Matemática, Epistemologia da Matemática, Álgebra e Teoria de Grupos.
-
Marli Duffles Donato Moreira, UFV
Doutora em Ensino e Divulgação das Ciências - Especialidade em Ensino das Ciências - pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal (2016). Bacharel e Licenciada em Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999), Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Matemática e Professora/Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, nível Mestrado Profissional (PPGECM/UFV). Coordenadora de área interdisciplinar/matemática-física-química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa UFV-PIBID/CAPES. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade de Viçosa (GEPEMUV). Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática e da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, nível Mestrado Profissional (PPGECM). Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Enculturação Matemática, Tecnologia da Informação, História da Matemática.
Seção
Eixo 08 — Filosofia e História da Matemática: relações com a Educação Matemática