O que dizem os alunos de uma escola do sul de Minas Gerais a respeito da Matemática?

Autores

Palavras-chave:

Dificuldade Matemática. Aprendizagem Matemática. Educação Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Lavras que teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes na disciplina de Matemática em uma escola da rede estadual do Sul de Minas Gerais. Para isso, foram aplicados questionários a alunos do Ensino Médio com o intuito de verificar se os estudantes enfrentam algum grau de dificuldade na disciplina, se reconhecem sua importância e se há alguma preferência em relação às demais disciplinas do currículo escolar. O primeiro questionário aborda todas as disciplinas do Ensino Médio, enquanto o segundo concentra-se exclusivamente na disciplina de Matemática. Os resultados gerais indicam que, ao longo do Ensino Médio, embora os estudantes relatarem que possuem algumas dificuldades em relação à Matemática, a maioria demonstra apreço pela disciplina e reconhece sua importância no contexto acadêmico e para sua formação pessoal.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 07 — Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante

Como Citar

MONTEIRO DE ABREU, Vitória; GODOY, Kleyton. O que dizem os alunos de uma escola do sul de Minas Gerais a respeito da Matemática?. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/620.. Acesso em: 22 jun. 2025.