Contribuições da Resolução de Problemas e da Matemática Problematizada Para a Formação Matemática de Futuros Professores

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Resolução de Problemas. Matemática Problematizada.

Resumo

Este trabalho versa sobre a formação inicial do professor de Matemática, bem como busca as contribuições da metodologia de Resolução de Problemas (RP) e da Matemática Problematizada (MP) na formação Matemática do licenciando. Assim, torna-se imprescindível refletir sobre os aspectos da escola e da formação matemática do professor, que atua neste ambiente. Nesse sentido, considerando as novas realidades do ensino escolar, tem-se a proposta das tendências de Resolução de Problemas e da Matemática Problematizada, como possíveis caminhos para a formação matemática que realmente contribuam para a atuação do futuro professor no ambiente escolar. Essa pesquisa bibliográfica, volta-se para o estado do conhecimento de teses e dissertações brasileiras que discutem a RP e MP na formação inicial docente. Para o levantamento dos trabalhos utilizou-se a ferramenta tecnológica desenvolvida no Microsoft Excel, denominada BuscAd (Redinz; Oliveira, 2021), que facilita a busca de pesquisas científicas. 

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

BATISTA, Amanda; MATESCO, Eliane. Contribuições da Resolução de Problemas e da Matemática Problematizada Para a Formação Matemática de Futuros Professores. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/624.. Acesso em: 22 jun. 2025.