Contribuições do Laboratório Ambulante de Ensino de Matemática (LAEM) na Formação de Professores de Matemática do IFNMG - Campus Salinas

Autores

Palavras-chave:

Ensino. Laboratório. Extensão.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de pesquisa de elaboração de um Laboratório Ambulante de Ensino de Matemática (LAEM). O projeto de concepção do LAEM caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica, em que analisamos a importância de se ter um LAEM quanto à aplicabilidade nas práticas laboratoriais no ensino de Matemática em escolas da comunidade da área de abrangência do campus Salinas. Consolidamos uma proposta final do LAEM que contém um layout, equipamentos, softwares, materiais didáticos selecionados durante a pesquisa, além de outros tópicos que poderão estruturar esse ambiente móvel para auxiliar no ensino e na formação de professores de Matemática. O desenvolvimento do projeto LAEM propiciou à equipe executora momentos formativos de relevância, principalmente para o acadêmico bolsista participante. Percebemos que a proposta do LAEM pode impactar significativamente a formação inicial e continuada professores de matemática, melhorando a qualidade da educação em matemática na região.

Biografia do Autor

  • Andrey Stevan Alves Santos, IFNMG - Campus Salinas

    Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática do IFNMG - Campus Salinas

  • Leonardo Martins do Nascimento, IFNMG - Campus Salinas

    Docente do IFNMG Campus Salinas. Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (1997). Mestrado em Matemática pelo programa PROFMAT - (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. 

  • Lucas Diego Antunes Barbosa, IFNMG - Campus Salinas

    Docente do IFNMG Campus Salinas. Possui licenciatura em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2007), especialização em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2009), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São João del - Rei, Alto Paraopeba (2015) e doutorado em Educação Matemática (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus: Salinas

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

STEVAN , Andrey; MARTINS , Leonardo; DIEGO, Lucas. Contribuições do Laboratório Ambulante de Ensino de Matemática (LAEM) na Formação de Professores de Matemática do IFNMG - Campus Salinas. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/625.. Acesso em: 15 ago. 2025.