Ensino da Tabuada Multiplicativa Por Meio da Aprendizagem Baseada em Problemas

Autores

Palavras-chave:

Tabuada De Multiplicação, Sequência Didática, Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a experiência vivenciada no Projeto de Intervenção Pedagógica, aplicado durante o Estágio Curricular Supervisionado II em uma escola estadual da cidade de Salinas-MG, que teve por objetivo promover uma compreensão efetiva da tabuada por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A abordagem teórico-metodológica é qualitativa, visto que não pretende-se mensurar o problema, mas sim analisar e interpretar os resultados obtidos por meio da aplicação de uma sequência didática a uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que a sequência didática utilizada contribuiu de forma efetiva para o aprimoramento do aprendizado acerca da tabuada de multiplicação, haja vista que possibilitou aos discentes identificar e compreender, de modo implícito e autônomo, vários conceitos matemáticos envolvendo a tabuada, por meio da mediação dos estagiários e da professora regente. 

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 07 — Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante

Como Citar

MARQUES DIAS, Keitiely; SILVA FONSECA, Linoarley; ANTUNES BARBOSA, Lucas Diego. Ensino da Tabuada Multiplicativa Por Meio da Aprendizagem Baseada em Problemas. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/627.. Acesso em: 15 ago. 2025.