Robótica e Investigação de Função Afim no Ensino Médio
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de iniciação científica, que produziu material didático para o Ensino de Matemática no Ensino Médio por meio da Robótica Educacional. O trabalho foi teoricamente embasado nas Investigações Matemáticas. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo, com o intuito de elaborar atividades para estudo de função afim de forma investigativa, capaz de contribuir para uma aprendizagem significativa. A pesquisa se justifica, pois, as Investigações Matemáticas aliadas à Robótica Educacional consistem em uma possibilidade promissora para inserir de forma significativa as tecnologias digitais na sala de aula de Matemática, as quais contribuem para a criação de situações de aprendizagem envolventes e significativas. Por meio de práticas investigativas utilizando LEDs e sensores, foi possível desenvolver materiais que promovem a integração eficaz de ferramentas tecnológicas e digitais nas aulas de matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.