Robótica e Investigação de Função Afim no Ensino Médio

Autores

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de iniciação científica, que produziu material didático para o Ensino de Matemática no Ensino Médio por meio da Robótica Educacional. O trabalho foi teoricamente embasado nas Investigações Matemáticas. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo, com o intuito de elaborar atividades para estudo de função afim de forma investigativa, capaz de contribuir para uma aprendizagem significativa. A pesquisa se justifica, pois, as Investigações Matemáticas aliadas à Robótica Educacional consistem em uma possibilidade promissora para inserir de forma significativa as tecnologias digitais na sala de aula de Matemática, as quais contribuem para a criação de situações de aprendizagem envolventes e significativas. Por meio de práticas investigativas utilizando LEDs e sensores, foi possível desenvolver materiais que promovem a integração eficaz de ferramentas tecnológicas e digitais nas aulas de matemática.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 05 — Recursos Didáticos e Tecnologia no Ensino de Matemática

Como Citar

BONIFÁCIO OLIVEIRA, Mayara; SOUZA FERREIRA, Gabrielly Cristina; WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA, Rejane. Robótica e Investigação de Função Afim no Ensino Médio. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/628.. Acesso em: 22 jun. 2025.