O Saber Matemático na Oficina Mecânica: um Enfoque Etnomatemático
Palavras-chave:
Educação Matemática. Etnomatemática. Matemática formal. Matemática informal.Resumo
A Matemática como instrumento social produzido pelo homem pode desempenhar um duplo papel.Nossa inquietação para a realização dessa pesquisa emergiu da observação do trabalho de mecânicos em oficina.O problema de pesquisa:A Matemática se faz presente nos saberes produzidos e/ou praticados por três mecânicos com baixa escolarização em suas atividades profissionais?Temos como objetivo compreender a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos em contextos profissionais de pessoas com baixa escolarização e sua articulação com a Etnomatemática em espaços de realização de atividades profissionais,em especial, em oficinas mecânicas.O referencial teórico está amparado, principalmente,nos estudos de D’Ambrosio(a partir de 1995)e outros autores.Utilizando uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e,também,um estudo de caso.Os resultados potenciais dessa pesquisa poderão trazer à tona a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos nesse contexto e sua articulação com os conhecimentos matemáticos veiculados e/ou construídos no âmbito acadêmico corroborando os estudos,realizados no campo da Etnomatemática,de que não há apenas uma forma de matematizar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.