CINEMAT III: a Matemática pelas lentes do Cinema
Palavras-chave:
Educação matemática, Cinema, Enculturação matemática, Cultura, Concepções epistemológicasResumo
O projeto CINEMAT III teve como objetivo explorar a relação entre Matemática e Cultura por meio da análise de filmes que tratam de temas matemáticos, utilizando o cinema como ferramenta para a enculturação matemática dos participantes. A pesquisa iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre o uso do cinema no ensino de matemática e a seleção de filmes relevantes. A metodologia consistiu em apresentar o projeto aos participantes, exibir os filmes e aplicar um questionário virtual para coleta de dados. Os estudantes universitários participaram das sessões e forneceram feedback por meio do questionário. Os resultados mostraram que o cinema foi eficaz como mediador pedagógico, resultando em uma mudança significativa na percepção dos participantes sobre a matemática, que passaram a vê-la como uma ferramenta útil em situações cotidianas e não apenas como fórmulas abstratas. A pesquisa conclui que o uso de recursos audiovisuais pode ser uma estratégia pedagógica eficaz para conectar conteúdos matemáticos com a realidade dos alunos, evidenciando o potencial do cinema para promover uma compreensão mais aplicada da matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.