CINEMAT III: a Matemática pelas lentes do Cinema

Autores

Palavras-chave:

Educação matemática, Cinema, Enculturação matemática, Cultura, Concepções epistemológicas

Resumo

O projeto CINEMAT III teve como objetivo explorar a relação entre Matemática e Cultura por meio da análise de filmes que tratam de temas matemáticos, utilizando o cinema como ferramenta para a enculturação matemática dos participantes. A pesquisa iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre o uso do cinema no ensino de matemática e a seleção de filmes relevantes. A metodologia consistiu em apresentar o projeto aos participantes, exibir os filmes e aplicar um questionário virtual para coleta de dados. Os estudantes universitários participaram das sessões e forneceram feedback por meio do questionário. Os resultados mostraram que o cinema foi eficaz como mediador pedagógico, resultando em uma mudança significativa na percepção dos participantes sobre a matemática, que passaram a vê-la como uma ferramenta útil em situações cotidianas e não apenas como fórmulas abstratas. A pesquisa conclui que o uso de recursos audiovisuais pode ser uma estratégia pedagógica eficaz para conectar conteúdos matemáticos com a realidade dos alunos, evidenciando o potencial do cinema para promover uma compreensão mais aplicada da matemática.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 05 — Recursos Didáticos e Tecnologia no Ensino de Matemática

Como Citar

HENRIQUES DUTRA SOUZA, Vinícius; DUFFLES DONATO MOREIRA, Marli. CINEMAT III: a Matemática pelas lentes do Cinema. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/633.. Acesso em: 15 ago. 2025.