Estudo de Uma Proposta de Formação Continuada: Desenvolvendo Trabalho Colaborativo Com Docentes de Matemática Envolvendo Textos Matemáticos e Não- Matemáticos

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral explicitar e analisar uma proposta de Formação Continuada embasada no Trabalho Colaborativo no desenvolvimento de um planejamento de atividades utilizando textos matemáticos e não-matemáticos. Participaram dessa pesquisa, como colaboradoras, três professoras de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas da cidade de Ponte Nova, Minas Gerais. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como proposta metodológica a formação de um Grupo de Trabalho Colaborativo no desenvolvimento de estudos teóricos, planejamento de atividades de ensino e reflexões sobre a prática. pesquisa pretendeu trazer elementos – através de uma intervenção planejada na formação continuada de professores de matemática - que ajudem a responder as seguintes questões/inquietações: No contexto de trabalho colaborativo, como o professor de Matemática utiliza um texto de matemática em suas práticas de sala de aula, bem como o texto não matemático? Quais dificuldades os professores apresentam ao planejar atividades utilizando textos? O que os professores entendem por trazer a realidade e contextualizar?  Os professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental planejam atividades pedagógicas para o ensino da Matemática considerando textos que retratam as realidades dos alunos e da sala de aula?   

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

DO NASCIMENTO, Susana Lúcia. Estudo de Uma Proposta de Formação Continuada: Desenvolvendo Trabalho Colaborativo Com Docentes de Matemática Envolvendo Textos Matemáticos e Não- Matemáticos. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/634.. Acesso em: 15 ago. 2025.