Gamificação no Ensino do Cálculo

Autores

Palavras-chave:

Enculturação matemática, Experiências Gamificadas, Cálculo, Gamificação

Resumo

O projeto "Gamificação no Ensino do Cálculo" teve como principal finalidade desenvolver e avaliar experiências didáticas gamificadas destinadas ao ensino de Cálculo nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tivemos como objetivo aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, diminuindo as taxas de retenção e evasão dos estudantes, e, ao mesmo tempo, promover diferentes experiências didáticas na UFV. O trabalho se fundamentou na perspectiva da enculturação matemática e em estudos sobre experiências didáticas gamificadas. Para tratamento dos dados, usamos procedimentos de natureza qualitativa a partir de um estudo de caso. O projeto visou contribuir para a compreensão da estudante dos conceitos fundamentais do Cálculo Diferencial e Integral necessários para acompanhar as disciplinas matemáticas nos cursos de graduação da UFV, pesquisando as contribuições de uma abordagem pedagógica gamificada para minimizar as numerosas taxas de reprovação nas disciplinas da área de matemática.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 05 — Recursos Didáticos e Tecnologia no Ensino de Matemática

Como Citar

ARAÚJO DE MOURA OLIVEIRA, Isabella; DUFFLES DONATO MOREIRA, Marli. Gamificação no Ensino do Cálculo. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/635.. Acesso em: 22 jun. 2025.