Geometria Sona: resgate da cultura africana nas aulas de matemática e ressignificação do currículo escolar de uma escola pública de Viçosa-MG

Autores

Palavras-chave:

AFRICANIDADES, CURRÍCULO, GEOMETRIA SONA,

Resumo

O presente trabalho visa explorar as contribuições da cultura africana  e suas  heranças nas aulas de matemática  dos anos iniciais do ensino fundamental1. Assim, esta pesquisa fundamenta - se na perspectiva do currículo em ação para trabalhar a temática História e Cultura Afro- Brasileira visando a valorização das raízes africanas do povo brasileiro. O currículo como prática social expressa e comunica significados permitindo ao professor fortalecimento e a valorização dos educandos em suas diversidades culturais. A prática pedagógica será desenvolvida a partir da exploração da Geometria Sona, patrimônio cultural do povo Quioco do Nordeste de Angola, caracterizada pela confecção de desenhos na areia, compostas por pontos e linhas feitas com extremidades dos dedos.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 03 — Etnomatemáticas e Aspectos Culturais da Matemática

Como Citar

MOREIRA, Juliana Aparecida Moreira; MOREIRA, Juliana Aparecida; MOREIRA, Marli Duffles Donato Moreira. Geometria Sona: resgate da cultura africana nas aulas de matemática e ressignificação do currículo escolar de uma escola pública de Viçosa-MG. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/637.. Acesso em: 15 ago. 2025.