Robótica e Investigação em Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Resumo
Este trabalho visa discutir os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que propôs a elaboração de atividades para o estudo de figuras geométricas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio da Robótica Educacional. Portanto, relatamos a experiência de realização de uma pesquisa em Educação Matemática, teoricamente embasada nas Investigações Matemáticas, e de cunho qualitativo. A justificativa para a pesquisa reside no fato de que atividades de geometria, combinando Investigações Matemáticas com Robótica Educacional, representam uma oportunidade promissora para a incorporação das tecnologias digitais no ensino de Matemática. Tal integração tem o potencial de proporcionar experiências de aprendizagem mais interessantes e significativas. A pesquisa possibilitou identificar maneiras de integrar Tecnologias Digitais e Robótica na criação de materiais didáticos de matemática, visando aprimorar a experiência de ensino e aprendizagem. Essas ferramentas não apenas estimulam o interesse dos alunos, mas também promovem um aprendizado mais prático e dinâmico, ao conectar conceitos abstratos com aplicações concretas. Além do que, o uso da Robótica pode desempenhar um papel crucial na modernização da educação e na aprendizagem matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.