Robótica e Investigação em Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

Resumo

Este trabalho visa discutir os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que propôs a elaboração de atividades para o estudo de figuras geométricas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio da Robótica Educacional. Portanto, relatamos a experiência de realização de uma pesquisa em Educação Matemática, teoricamente embasada nas Investigações Matemáticas, e de cunho qualitativo. A justificativa para a pesquisa reside no fato de que atividades de geometria, combinando Investigações Matemáticas com Robótica Educacional, representam uma oportunidade promissora para a incorporação das tecnologias digitais no ensino de Matemática. Tal integração tem o potencial de proporcionar experiências de aprendizagem mais interessantes e significativas. A pesquisa possibilitou identificar maneiras de integrar Tecnologias Digitais e Robótica na criação de materiais didáticos de matemática, visando aprimorar a experiência de ensino e aprendizagem. Essas ferramentas não apenas estimulam o interesse dos alunos, mas também promovem um aprendizado mais prático e dinâmico, ao conectar conceitos abstratos com aplicações concretas. Além do que, o uso da Robótica pode desempenhar um papel crucial na modernização da educação e na aprendizagem matemática.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 05 — Recursos Didáticos e Tecnologia no Ensino de Matemática

Como Citar

SOUZA FERREIRA , Gabrielly Cristina; BONIFÁCIO OLIVEIRA, Mayara; WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA, Rejane. Robótica e Investigação em Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/638.. Acesso em: 15 ago. 2025.