Conexões entre justiça social e inclusão a partir de discussões em torno do cyberbullying em cenários investigativos
Resumo
Inclusão e justiça social podem ser conceitos interligados. Esta pesquisa qualitativa, em andamento, pretende responder à seguinte questão: que compreensões sobre justiça social e suas relações com valores inclusivos emergem da participação de estudantes do ensino médio em tarefas investigativas com foco em temas atuais, em aulas de matemática? Para respondê-la nos baseamos na definição de justiça social como algo que se vincula a valores e a uma ética de vivências que favorecem o bem-estar de cada pessoa e a positiva transformação social. Os participantes foram estudantes de uma turma do segundo ano de uma escola pública de Minas Gerais. Eles foram convidados a explorar o conteúdo de função exponencial, tendo como pano de fundo as fake news e sua relação com a prática do cyberbullying. O envolvimento do grupo ocorreu em ambientes de aprendizagem considerados por nós como cenários para investigação. A partir dos dados coletados, algumas categorias de justiça social emergiram: Justiça social como respeito ao próximo; Justiça social como senso de coletividade e bem-estar; e Justiça social como luta contra preconceito.
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