Construção do Raciocínio Combinatório em uma aula do 4º ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Raciocínio combinatório, Número de Possibilidades , Ensino de matemática, Estágio SupervisionadoResumo
Este trabalho relata a experiência de regência de uma aula durante o estágio supervisionado, realizada em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola federal. A aula teve como objetivo promover o desenvolvimento do raciocínio combinatório através da resolução de problemas, com o auxílio de materiais manipulativos. A experiência foi enriquecedora para os alunos, que puderam começar a desenvolver noções iniciais de combinatória de forma significativa e criativa. Em uma turma de 25 alunos, surgiram quatro diferentes estratégias para resolver o mesmo problema, evidenciando a diversidade de abordagens. Além disso, a vivência foi fundamental para que a estagiária ampliasse seu entendimento sobre o ensino da matemática, reconhecendo a importância da resolução de problemas como estratégia de aprendizagem, percebendo a relevância de consultar diversas fontes para planejar aulas adequadas, e valorizando a formulação cuidadosa dos enunciados das tarefas e a criação de situações significativas para os alunos. Dessa forma, o estágio contribuiu para a construção de novos significados sobre o ensino e a aprendizagem de matemática nos anos iniciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.