Construção do Raciocínio Combinatório em uma aula do 4º ano do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Raciocínio combinatório, Número de Possibilidades , Ensino de matemática, Estágio Supervisionado

Resumo

Este trabalho relata a experiência de regência de uma aula durante o estágio supervisionado, realizada em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola federal. A aula teve como objetivo promover o desenvolvimento do raciocínio combinatório através da resolução de problemas, com o auxílio de materiais manipulativos. A experiência foi enriquecedora para os alunos, que puderam começar a desenvolver noções iniciais de combinatória de forma significativa e criativa. Em uma turma de 25 alunos, surgiram quatro diferentes estratégias para resolver o mesmo problema, evidenciando a diversidade de abordagens. Além disso, a vivência foi fundamental para que a estagiária ampliasse seu entendimento sobre o ensino da matemática, reconhecendo a importância da resolução de problemas como estratégia de aprendizagem, percebendo a relevância de consultar diversas fontes para planejar aulas adequadas, e valorizando a formulação cuidadosa dos enunciados das tarefas e a criação de situações significativas para os alunos. Dessa forma, o estágio contribuiu para a construção de novos significados sobre o ensino e a aprendizagem de matemática nos anos iniciais.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 06 — Ensino de Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

SILVA PEREIRA, Luana; ALVES AMÂNCIO, Roselene. Construção do Raciocínio Combinatório em uma aula do 4º ano do Ensino Fundamental. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/641.. Acesso em: 22 jun. 2025.