Noção intuitiva de função por meio da conta de energia elétrica: uma oficina desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Aguinaldo Antônio da Conceição Conceição Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Autor
  • Prof. Dr. Edmilson Minoru Torisu Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Autor https://orcid.org/0000-0001-7383-387X

Resumo

O presente texto apresenta o relato de uma oficina sobre o conteúdo matemático de função por meio da análise de uma conta de energia elétrica, que foi desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Ouro Preto. A atividade foi realizada em uma turma do sétimo ano de uma escola pública estadual da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. O uso da conta de energia, documento que chega mensalmente às casas, teve como objetivo despertar o interesse dos estudantes para a matemática ao envolvê-los em algo do seu cotidiano. Ainda que eles, normalmente, não investiguem a conta de energia de suas casas, ficaram curiosos para compreender a composição da mesma, que envolvia taxas como a da iluminação pública e aquela relativa ao consumo, em Kwh. Ao longo da atividade os estudantes puderam explorar seus conhecimentos matemáticos para efetuar os cálculos necessários e refletiram sobre aspectos relacionados à conta de energia que, conforme entendemos, contribuíram para a sua formação crítica.

Biografia do Autor

  • Prof. Dr. Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), desde 2015. Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Doutorado em Educação (Linha de Pesquisa: Educação Matemática) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na Rutgers ? University of the State of New Jersey ? USA, sob supervisão do Professor-Pesquisador Arthur Powell. Possui experiência em ensino de graduação nos cursos de Matemática, Engenharia e Pedagogia. Tem grande interesse em estudos na área de Psicologia da Educação Matemática, em particular: afetividade, crenças, autoconceito e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem em Matemática, e também em estudos envolvendo a Teoria da Atividade e a Educação Matemática Crítica. É Pesquisador e Orientador no Mestrado em Educação Matemática da UFOP, tendo sido Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Tem contribuído com a organização do Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática da UFOP (anual) e do Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto (quadrienal).

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 07 — Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante

Como Citar

CONCEIÇÃO, Aguinaldo Antônio da Conceição; TORISU, Edmilson Minoru Torisu. Noção intuitiva de função por meio da conta de energia elétrica: uma oficina desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/644.. Acesso em: 21 maio. 2025.