Noção intuitiva de função por meio da conta de energia elétrica: uma oficina desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica
Resumo
O presente texto apresenta o relato de uma oficina sobre o conteúdo matemático de função por meio da análise de uma conta de energia elétrica, que foi desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Ouro Preto. A atividade foi realizada em uma turma do sétimo ano de uma escola pública estadual da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. O uso da conta de energia, documento que chega mensalmente às casas, teve como objetivo despertar o interesse dos estudantes para a matemática ao envolvê-los em algo do seu cotidiano. Ainda que eles, normalmente, não investiguem a conta de energia de suas casas, ficaram curiosos para compreender a composição da mesma, que envolvia taxas como a da iluminação pública e aquela relativa ao consumo, em Kwh. Ao longo da atividade os estudantes puderam explorar seus conhecimentos matemáticos para efetuar os cálculos necessários e refletiram sobre aspectos relacionados à conta de energia que, conforme entendemos, contribuíram para a sua formação crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.