A Educação Financeira e a Metodologia de Resolução de Problemas em Prol da Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Ensino Médio. Educação Financeira. Resolução de Problemas.Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado intitulada “A Educação Financeira: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio”. A pesquisa objetivou analisar o processo de apropriação do conhecimento sobre Educação Financeira (EF) dos alunos do 2º período do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EE João Ferreira de Oliveira, em Poté/MG. A produção de dados ocorreu durante a realização de Contextos de Investigação, e ofereceram-se possibilidades de aprendizagem para o ensino de temáticas relacionadas à EF. A análise dos dados concretizou-se com base na triangulação, combinando observação participante durante a realização das tarefas; diálogos nas rodas de conversas; e o referencial teórico constituído. O Contexto de Investigação: Planejamento Financeiro, aqui apresentado, destacou a importância de incorporar a Educação Financeira na EJA, a importância de os alunos tomarem decisões informadas e ressaltou a contribuição dessas decisões para o desenvolvimento econômico sustentável da comunidade. Ademais, mostrou que a Metodologia de Resolução de Problemas é uma abordagem eficaz para esse público.
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