Entre práticas matemáticas e documentos: um estudo no âmbito da educação integral e(m) tempo integral
Palavras-chave:
Práticas Matemáticas, Educação Integral e(m) Tempo Integral, Documentos OrientadoresResumo
A presente comunicação se deriva de uma pesquisa de mestrado no âmbito da educação integral e (m) tempo integral. O estudo teve como foco uma escola no interior de Minas Gerais que adotou o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Ela teve como objetivo investigar aproximações e distanciamentos entre as propostas dos documentos orientadores e as práticas matemáticas em uma disciplina do EMTI. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi dividida em duas etapas: análise documental e observação. Utilizou-se diário de campo e entrevistas para produção de dados. O referencial teórico envolve autores da Educação Integral, na perspectiva sócio-histórica, e da Educação Matemática, que consideram as práticas matemáticas como práticas sociais. Foram analisados dois documentos, com foco na disciplina de Nivelamento de Matemática. A observação das aulas revelou que, quando o professor se distanciava das orientações documentais, era para atender demandas locais, indicando uma busca por uma formação integral dos discentes
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