Ensino de Matemática na EJA: uma análise etnomatemática das ações docentes

Autores

Palavras-chave:

Matemática. EJA. Análise.de Conteúdo. Etnomatemática.

Resumo

Esta comunicação tem a finalidade de apresentar parte dos resultados de uma pesquisa, realizada com 21 professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo foi identificar ações pedagógicas que levem em consideração a Etnomatemática. Em termos metodológicos, a pesquisa é de cunho qualitativo e ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu na aplicação de 21 questionários on-line enviado pela plataforma Google Forms e a segunda composta por entrevistas. A análise dos dados foi conduzida por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Neste artigo, são analisadas as ações docentes somente por meio das respostas ao questionário. Os dados, nessa etapa, propiciaram a criação de três Categorias de Análise nominadas como: 1) Saberes não escolares e diversidade cultural; 2) Prática pedagógica e Matemática na EJA; 3) Programa Etnomatemática e ações curriculares. Essas categorias revelaram três contextos interligados, a saber: a) o professor de Matemática da EJA identifica parcialmente os saberes matemáticos não escolares dos alunos, b) esses saberes são, em parte, considerados nas ações didáticas eminentemente vinculadas às atividades profissionais dos alunos e c) o professor não se dá conta de que muito das suas ações guardam alguma conexão com a Etnomatemática.

Biografia do Autor

  • José Jorge Francisco de Santana, Uniube

    Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Doutorando em Educação pela Uniube. Realiza pesquisas em Educação Matemática, principalmente o ensino de Matemática na perspectiva teórica do Programa Etnomatemática. Professor de Matemática e Estatística na Universidade Estadual de Montes Claros.

  • Sandra Gonçalves Vilas Bôas, Uniube

    Profa. Dra. Sandra Gonçalves Vilas Bôas:  doutora em Educação Matemática pelo PPGEM- Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho. Realiza pesquisas em Educação Estatística e Matemática, tecnologias digitais ligadas aos processos de ensinar e aprender  e à formação de professores. Atualmente é professora titular do Programa de Pós Graduaão Pofissional em Educação: Mestrado e Doutorado da UNIUBE- Campus Uberlândia.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 03 — Etnomatemáticas e Aspectos Culturais da Matemática

Como Citar

SANTANA, José Jorge Francisco de; VILAS BÔAS, Sandra. Ensino de Matemática na EJA: uma análise etnomatemática das ações docentes. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/649.. Acesso em: 15 ago. 2025.