Ensino de Matemática na EJA: uma análise etnomatemática das ações docentes
Palavras-chave:
Matemática. EJA. Análise.de Conteúdo. Etnomatemática.Resumo
Esta comunicação tem a finalidade de apresentar parte dos resultados de uma pesquisa, realizada com 21 professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo foi identificar ações pedagógicas que levem em consideração a Etnomatemática. Em termos metodológicos, a pesquisa é de cunho qualitativo e ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu na aplicação de 21 questionários on-line enviado pela plataforma Google Forms e a segunda composta por entrevistas. A análise dos dados foi conduzida por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Neste artigo, são analisadas as ações docentes somente por meio das respostas ao questionário. Os dados, nessa etapa, propiciaram a criação de três Categorias de Análise nominadas como: 1) Saberes não escolares e diversidade cultural; 2) Prática pedagógica e Matemática na EJA; 3) Programa Etnomatemática e ações curriculares. Essas categorias revelaram três contextos interligados, a saber: a) o professor de Matemática da EJA identifica parcialmente os saberes matemáticos não escolares dos alunos, b) esses saberes são, em parte, considerados nas ações didáticas eminentemente vinculadas às atividades profissionais dos alunos e c) o professor não se dá conta de que muito das suas ações guardam alguma conexão com a Etnomatemática.
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