O Uso do Livro Didático Pelos Professores de Matemática: um recorte da pesquisa.

Autores

Palavras-chave:

Livro didático, Formação de Professores, Educação Matemática, Desafios educacionais

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso e busca explorar como os professores das escolas públicas, no norte de Minas Gerais, enxergam o uso do livro didático de Matemática em sala de aula. O estudo destaca a importância do livro didático como uma ferramenta central no ensino, analisando como ele evoluiu ao longo do tempo e seu impacto na educação matemática. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, usando questionários e observações em sala de aula para entender melhor como os professores utilizam o livro didático: se ele é usado como um material complementar ou como o principal recurso de ensino. Também foram analisados os desafios que os docentes enfrentam ao trabalhar com esse material. A categorização das respostas foi feita com base nas diretrizes de Bardin (1977), o que permitiu uma compreensão mais profunda das práticas e dificuldades pedagógicas. Com os resultados, espera-se contribuir para a melhoria das práticas de ensino e para o aperfeiçoamento dos recursos didáticos.

Biografia do Autor

  • Janaina Neves Souza, Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

    Licenciada em Matemática e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
    Professora na rede estadual de Minas Gerais e municipal de Montes Claros.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

DOS SANTOS FREITAS, Joice; NEVES SOUZA, Janaina. O Uso do Livro Didático Pelos Professores de Matemática: um recorte da pesquisa. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/650.. Acesso em: 15 ago. 2025.