O Uso do Livro Didático Pelos Professores de Matemática: um recorte da pesquisa.
Palavras-chave:
Livro didático, Formação de Professores, Educação Matemática, Desafios educacionaisResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso e busca explorar como os professores das escolas públicas, no norte de Minas Gerais, enxergam o uso do livro didático de Matemática em sala de aula. O estudo destaca a importância do livro didático como uma ferramenta central no ensino, analisando como ele evoluiu ao longo do tempo e seu impacto na educação matemática. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, usando questionários e observações em sala de aula para entender melhor como os professores utilizam o livro didático: se ele é usado como um material complementar ou como o principal recurso de ensino. Também foram analisados os desafios que os docentes enfrentam ao trabalhar com esse material. A categorização das respostas foi feita com base nas diretrizes de Bardin (1977), o que permitiu uma compreensão mais profunda das práticas e dificuldades pedagógicas. Com os resultados, espera-se contribuir para a melhoria das práticas de ensino e para o aperfeiçoamento dos recursos didáticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.