Organização do ensino de uma disciplina na Licenciatura em Matemática na modalidade a distância na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
Palavras-chave:
Organização do Ensino, Educação a Distância, Tecnologias Digitais, Atividade Orientadora de EnsinoResumo
Este texto apresenta uma breve apresentação de uma pesquisa de doutorado conduzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de XXX (XXX) e no Grupo de Estudos e Pesquisa em XXXX (XXXX). A referida pesquisa teve como objetivo analisar o modo de organização e desenvolvimento metodológicos de uma disciplina de graduação na modalidade a distância a partir dos princípios teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino abordando o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática. Baseada na Teoria Histórico-Cultural e no método materialista histórico-dialético, a investigação se apoiou especificamente na Atividade Orientadora de Ensino. A pesquisa de campo ocorreu entre 2020 e 2021 com a participação de oito licenciandos, e incluiu o uso de questionário, a organização e o desenvolvimento de uma disciplina na segunda turma da Licenciatura em Matemática a distância da XXX. A análise das informações empíricas foi estruturada em isolados, episódios e cenas. As conclusões indicam, em primeiro lugar, que a educação a distância requer uma organização cuidadosa e condução intencional, além da promoção de interações humanas síncronas e assíncronas, considerando suas particularidades e as do público atendido. Em segundo lugar, sublinha-se a importância de propor o estudo, a problematização e a integração das tecnologias digitais no ensino de Matemática ao longo do ensino da disciplina.
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