Simetria: uma discussão com autores e documentos orientadores

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino e aprendizagem. Geometria. Simetria.

Resumo

Esta comunicação visa discutir o conceito de simetria, em diálogo com autores e documentos orientadores da Educação Básica buscando compreender suas características e como ele é abordado nesse nível de ensino. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, em andamento, conduzida pela primeira autora sob a orientação da segunda, no âmbito do mestrado acadêmico em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Percebe-se que, apesar da relevância do conceito geométrico de simetria, sua abordagem na Educação Básica é frequentemente limitada e inconsistente frente ao estudo de outros conceitos que se relaciona a ele. A simetria, além de ser um conceito polissêmico, está cercada de interpretações e aplicações que frequentemente causam confusões no seu entendimento, comprometendo a aprendizagem e limitando uma compreensão correta do termo. Diante disso, almeja-se que a presente comunicação contribua para o aprofundamento das discussões relativas ao ensino e à aprendizagem desse conceito no contexto da Educação Básica, fornecendo subsídios para a fundamentação de práticas pedagógicas voltadas à sua aplicação em sala de aula.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 07 — Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante

Como Citar

FERNANDES, Luana; SANTOS, Marli. Simetria: uma discussão com autores e documentos orientadores. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/652.. Acesso em: 11 jun. 2025.