Simetria: uma discussão com autores e documentos orientadores
Palavras-chave:
Educação Básica. Ensino e aprendizagem. Geometria. Simetria.Resumo
Esta comunicação visa discutir o conceito de simetria, em diálogo com autores e documentos orientadores da Educação Básica buscando compreender suas características e como ele é abordado nesse nível de ensino. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, em andamento, conduzida pela primeira autora sob a orientação da segunda, no âmbito do mestrado acadêmico em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Percebe-se que, apesar da relevância do conceito geométrico de simetria, sua abordagem na Educação Básica é frequentemente limitada e inconsistente frente ao estudo de outros conceitos que se relaciona a ele. A simetria, além de ser um conceito polissêmico, está cercada de interpretações e aplicações que frequentemente causam confusões no seu entendimento, comprometendo a aprendizagem e limitando uma compreensão correta do termo. Diante disso, almeja-se que a presente comunicação contribua para o aprofundamento das discussões relativas ao ensino e à aprendizagem desse conceito no contexto da Educação Básica, fornecendo subsídios para a fundamentação de práticas pedagógicas voltadas à sua aplicação em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.