Formação de professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica: uma revisão integrativa
Resumo
O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento, que tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa da produção científica de dissertações acerca da formação de professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Matemática. Para tanto, assumiu-se a perspectiva de um mapeamento de pesquisas disponibilizada em quatro bases - Banco de Teses e Dissertações da CAPES, BDTD, Google Scholar e Periódicos da CAPES, tendo como descritores “Residência Pedagógica” e “Matemática” e, sendo assim, foram encontradas um total de 13 dissertações. Os dados analisados permitem elucidar que a participação no PRP contribui de diferentes formas para a Formação de Professores, uma vez que estimula uma melhoria na relação entre a teoria e a prática docente, possibilitada pelo contato direto com o ambiente escolar. Além disso, os residentes aprendem a elaborar planos de ensino de forma mais elaborada e entendem melhor as particularidades de cada aluno.
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