Formação de professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica: uma revisão integrativa

Autores

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento, que tem como objetivo apresentar uma revisão integrativa da produção científica de dissertações acerca da formação de professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Matemática. Para tanto, assumiu-se a perspectiva de um mapeamento de pesquisas disponibilizada em quatro bases - Banco de Teses e Dissertações da CAPES, BDTD, Google Scholar e Periódicos da CAPES, tendo como descritores “Residência Pedagógica” e “Matemática” e, sendo assim, foram encontradas um total de 13 dissertações. Os dados analisados permitem elucidar que a participação no PRP contribui de diferentes formas para a Formação de Professores, uma vez que estimula uma melhoria na relação entre a teoria e a prática docente, possibilitada pelo contato direto com o ambiente escolar. Além disso, os residentes aprendem a elaborar planos de ensino de forma mais elaborada e entendem melhor as particularidades de cada aluno.

Biografia do Autor

  • Douglas Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. Realizou Estágio de Pós-doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto. Lidera o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas de Formação de Professores que ensinam Matemática (NEPEFEM), é Editor Chefe da Revemop (eISSN: 2596-0245) e atua como Pró-reitor Adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Na UFOP foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (março de 2020 a agosto de 2023) e Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica (janeiro de 2020 a agosto de 2023). Ao longo de sua trajetória profissional já atuou como Coordenador de Curso de Licenciatura em Matemática nas modalidades presencial e a distância, como Coordenador Pedagógico (Ensino Médio), Assessor de área de conhecimento (Matemática), professor de Matemática em escolas da Educação Básica, como Diretor Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-SP) no triênio 2014-2017, como Primeiro Secretário da SBEM-SP no triênio 2017-2020 e como Editor Chefe da Revista de Educação Matemática (eISSN: 2526-9062). Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas, Programas e Práticas de formação de professores que ensinam matemática; Conhecimento Didático-Matemático; iniciação à docência; aprendizagem da docência; Comunidades de Prática; Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado. 

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

SOUZA, Guilherme; TINTI, Douglas. Formação de professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica: uma revisão integrativa. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/653.. Acesso em: 15 ago. 2025.