Matemática e Cultura Maker: possibilidades para o Ensino-Aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Cultura Maker. Ensino e Aprendizagem, Tecnologias

Resumo

Esta comunicação apresenta uma proposta de pesquisa sobre as possibilidades de ensino e aprendizagem, particularmente em matemática, no desenvolvimento de projetos pedagógicos embasados na cultura maker, junto a uma turma de Ensino Fundamental (séries finais), com foco no trabalho interdisciplinar. O objetivo é evidenciar os saberes e habilidades envolvidos, bem como os percursos trilhados pelos alunos. A cultura maker é apresentada como um caminho viável para o trabalho pedagógico, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem por meio de uma abordagem contextualizada e utilizando recursos diversos, como materiais recicláveis. Buscamos identificar e analisar as potencialidades para o ensino de matemática, integrando diferentes saberes. A proposta visa compreender como a cultura maker, no contexto de projetos interdisciplinares, pode mobilizar diversos conhecimentos, tanto matemáticos quanto não-matemáticos, e fomentar a inter-relação entre saberes e as colaborações no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 05 — Recursos Didáticos e Tecnologia no Ensino de Matemática

Como Citar

AMORIM ROCHA CUNHA, Ladislene; REGINA DOS SANTOS, Marli. Matemática e Cultura Maker: possibilidades para o Ensino-Aprendizagem. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/655.. Acesso em: 22 jun. 2025.