Matemática e Cultura Maker: possibilidades para o Ensino-Aprendizagem
Palavras-chave:
Cultura Maker. Ensino e Aprendizagem, TecnologiasResumo
Esta comunicação apresenta uma proposta de pesquisa sobre as possibilidades de ensino e aprendizagem, particularmente em matemática, no desenvolvimento de projetos pedagógicos embasados na cultura maker, junto a uma turma de Ensino Fundamental (séries finais), com foco no trabalho interdisciplinar. O objetivo é evidenciar os saberes e habilidades envolvidos, bem como os percursos trilhados pelos alunos. A cultura maker é apresentada como um caminho viável para o trabalho pedagógico, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem por meio de uma abordagem contextualizada e utilizando recursos diversos, como materiais recicláveis. Buscamos identificar e analisar as potencialidades para o ensino de matemática, integrando diferentes saberes. A proposta visa compreender como a cultura maker, no contexto de projetos interdisciplinares, pode mobilizar diversos conhecimentos, tanto matemáticos quanto não-matemáticos, e fomentar a inter-relação entre saberes e as colaborações no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.