O Uso do Lúdico Como Ferramenta de Ensino da Matemática na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil. Matemática. Jogos. Brincadeiras. Lúdico.Resumo
O presente trabalho é o relato de experiência de um graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia. Apresenta e discute atividades matemáticas executadas por ele durante sua participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em uma turma de 2° período da Educação Infantil, com crianças de 4 anos até 5 anos e 11 meses de idade. O relato objetiva demonstrar e refletir sobre a importância e necessidade de se utilizar jogos, brincadeiras, ou seja, o lúdico como ferramentas de ensino nessa etapa da educação básica para o ensino dos conhecimentos matemáticos, além de materiais criativos que podem ser utilizados para promover essas atividades. Os resultados obtidos se deram da observação sobre o aproveitamento alcançado pelos alunos e pela interação do acadêmico com as crianças, durante um ano letivo. Assim, os resultados são apresentados como reflexão da importância da utilização do lúdico na Educação Infantil, portanto o estudo deste trabalho possui características exploratórias e abordagem qualitativa. É apresentado ao final, uma reflexão sobre como as atividades, jogos, brincadeiras - o lúdico - favorece a aprendizagem matemática das crianças, além de torná-la divertida e fazer com que o trabalho docente seja leve e prazeroso, promovendo educação de qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.