O Uso do Lúdico Como Ferramenta de Ensino da Matemática na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Matemática. Jogos. Brincadeiras. Lúdico.

Resumo

O presente trabalho é o relato de experiência de um graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia. Apresenta e discute atividades matemáticas executadas por ele durante sua participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em uma turma de 2° período da Educação Infantil, com crianças de 4 anos até 5 anos e 11 meses de idade. O relato objetiva demonstrar e refletir sobre a importância e necessidade de se utilizar jogos, brincadeiras, ou seja, o lúdico como ferramentas de ensino nessa etapa da educação básica para o ensino dos conhecimentos matemáticos, além de materiais criativos que podem ser utilizados para promover essas atividades. Os resultados obtidos se deram da observação sobre o aproveitamento alcançado  pelos alunos e pela interação do acadêmico com as crianças, durante um ano letivo. Assim, os resultados são apresentados como reflexão da importância da utilização do lúdico na Educação Infantil, portanto o estudo deste trabalho possui características exploratórias e abordagem qualitativa. É apresentado ao final, uma reflexão sobre como as atividades, jogos, brincadeiras - o lúdico - favorece a aprendizagem matemática das crianças, além de torná-la divertida e fazer com que o trabalho docente seja leve e prazeroso, promovendo educação de qualidade.

Biografia do Autor

  • Marcos Vinícius Dias Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas

    Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas, atuou como bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Capes).

  • Dra. Lílian Gleisia Alves dos Santos, IFNMG

    Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade, com área de concentração em Multidisciplinaridade da Memória/História da Educação, linha de pesquisa "Memória, Cultura e Educação" pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2017). Atualmente é efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, memória de instituições escolares, história da educação, licenciaturas, formação docente, estágio curricular supervisionado e planejamento.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 06 — Ensino de Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

DIAS SILVA, Marcos Vinícius; ALVES DOS SANTOS, Lílian Gleisia. O Uso do Lúdico Como Ferramenta de Ensino da Matemática na Educação Infantil. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/656.. Acesso em: 22 jun. 2025.