Possibilidades Para o Ensino de Matemática Para Alunos Públicos Alvo da Educação Especial: compreendendo as variações de temperatura no dia a dia

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Atividade de Vida Autônoma, Educação Especial

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado intitulada “Desafios e possibilidades para o ensino de Matemática na perspectiva das Atividades de Vida Autônoma (AVA) na educação especial e inclusiva”. A pesquisa objetivou investigar quais ações pedagógicas podem ser desenvolvidas para ensino de Matemática com alunos com deficiência que contemplem Atividade de Vida Autônoma (AVA), em Ituiutaba/MG, na Escola Estatual de Educação Especial Risoleta Neves, com a turma do oitavo ano do Ensino Fundamental. A produção de dados ocorreu durante a realização de Contextos de Investigação, e ofereceram-se possibilidades de aprendizagem para o ensino de Matemática para os alunos público-alvo da educação especial. A análise dos dados concretizou-se com base na triangulação, combinando observação participante durante o planejamento; realização das tarefas; e o referencial teórico constituído. O Contexto de Investigação da pesquisa qualitativa foi: compreendendo as variações da temperatura no dia a dia, aqui apresentado, destacou a importância de ensinar a Matemática presente em nosso cotidiano, estabelecendo relações estatísticas/conceitos matemáticos, construírem justificativas, e estimular o espírito de investigação. Ademais, mostrou que é possível desenvolver atividades abordando a Investigação Matemática, buscando as potencialidades de cada aluno, e demonstrando que os desafios para o ensino dos conceitos foram superados, e que existe a possibilidade de inspiração para novas tarefas, não somente para alunos com Necessidades Educativas Especiais, mas em busca de um ensino a todos em uma só escola.

Biografia do Autor

  • Sandra Gonçalves Vilas Bôas, Universidade de Uberaba

    Profa. Dra. Sandra Gonçalves Vilas Bôas:  doutora em Educação Matemática pelo PPGEM- Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho. Realiza pesquisas em Educação Estatística e Matemática, tecnologias digitais ligadas aos processos de ensinar e aprender  e à formação de professores. Atualmente é professora titular do Programa de Pós Graduaão Pofissional em Educação: Mestrado e Doutorado da UNIUBE- Campus Uberlândia.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 04 — Diversidade, Gênero e Inclusão na Educação Matemática

Como Citar

DONIZETE RODRIGUES DE OLIVEIRA, Mario; GONÇALVES VILAS BÔAS, Sandra. Possibilidades Para o Ensino de Matemática Para Alunos Públicos Alvo da Educação Especial: compreendendo as variações de temperatura no dia a dia. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/657.. Acesso em: 15 ago. 2025.