Um conhecimento próprio da docência para a Licenciatura em Matemática

Autores

Palavras-chave:

Formação docente. Licenciatura. Conhecimento matemático próprio da docência. Educação Matemática.

Resumo

Apresentamos resultado de uma pesquisa teórica que analisou produções nacionais e internacionais sobre o estudo da matemática na licenciatura, reuniu e discutiu com pesquisadores autores de trabalhos reconhecidos e formulou uma compreensão do que se denominou por conhecimento matemático próprio da docência. O estudo da matemática na formação inicial precisa formar um/a profissional que irá ensiná-la, de modo que precisará ser explicada, relacionada, articulada a outros conhecimentos e a temas da vida social. Compreende, de modo inseparável, relações dialógicas, metodologias participativas e processos avaliativos contínuos, de modo a praticar na formação o que é específico da educação básica. O conhecimento matemático próprio da docência contempla os conceitos matemáticos formais articulados a uma construção que se coloca como necessária na ação docente, podendo recorrer à histórica, recursos didáticos, buscando relações entre a matemática e outras áreas, assim como sua aplicação em temas e problemas da vida social ou mesmo desdobrando explicações. Trata-se, esta aquisição, de preparar o/a futuro/a professor a uma prática de construção dos conceitos fundamentais para educandos de idades diferenciadas e em contextos diversos. Apresentamos à Sociedade Brasileira de Educação Matemática, também aos formadores e gestores, esta sistematização que pode apoiar um percurso formativo na licenciatura que possa preparar professore/as visando o desenvolvimento de uma prática docente na perspectiva da educação básica pública, democrática, inclusiva e de qualidade.

Biografia do Autor

  • Eliane Cristovão, UNIFEI

    Embora tenha nascido em Maringá, Paraná, cresci e me formei no estado de São Paulo, onde atuei por 20 anos como professora de Matemática na educação básica pública e privada. Atuo como professora formadora desde 2008 e atualmente moro em Itajubá, MG. Sou professora Adjunta no Instituto de Matemática e Computação (IMC) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde atuo como docente no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. Vinculada aos Grupo de Pesquisa PFECIM/Unifei (https://gpempf.webnode.pt/), Prapem (Unicamp) e PEMAT (UFRJ). Sou uma das fundadoras e membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP - https://geifopunifei.blogspot.com/).

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

ZAIDAN, Samira; CRISTOVÃO, Eliane. Um conhecimento próprio da docência para a Licenciatura em Matemática. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/658.. Acesso em: 15 ago. 2025.