Um conhecimento próprio da docência para a Licenciatura em Matemática
Palavras-chave:
Formação docente. Licenciatura. Conhecimento matemático próprio da docência. Educação Matemática.Resumo
Apresentamos resultado de uma pesquisa teórica que analisou produções nacionais e internacionais sobre o estudo da matemática na licenciatura, reuniu e discutiu com pesquisadores autores de trabalhos reconhecidos e formulou uma compreensão do que se denominou por conhecimento matemático próprio da docência. O estudo da matemática na formação inicial precisa formar um/a profissional que irá ensiná-la, de modo que precisará ser explicada, relacionada, articulada a outros conhecimentos e a temas da vida social. Compreende, de modo inseparável, relações dialógicas, metodologias participativas e processos avaliativos contínuos, de modo a praticar na formação o que é específico da educação básica. O conhecimento matemático próprio da docência contempla os conceitos matemáticos formais articulados a uma construção que se coloca como necessária na ação docente, podendo recorrer à histórica, recursos didáticos, buscando relações entre a matemática e outras áreas, assim como sua aplicação em temas e problemas da vida social ou mesmo desdobrando explicações. Trata-se, esta aquisição, de preparar o/a futuro/a professor a uma prática de construção dos conceitos fundamentais para educandos de idades diferenciadas e em contextos diversos. Apresentamos à Sociedade Brasileira de Educação Matemática, também aos formadores e gestores, esta sistematização que pode apoiar um percurso formativo na licenciatura que possa preparar professore/as visando o desenvolvimento de uma prática docente na perspectiva da educação básica pública, democrática, inclusiva e de qualidade.
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