O lema aprender a aprender na educação brasileira: primeiras aproximações sobre uma investigação

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Lema Aprender a Aprender, Unesco, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

Este artigo examina a aplicação e interpretação do “lema aprender a aprender" no contexto educacional brasileiro, com foco em sua influência nas práticas pedagógicas. O estudo parte de uma Revisão Sistemática da Literatura que busca responder à questão central: como o “lema aprender a aprender" tem sido interpretado e aplicado na prática educacional? A análise considerou artigos publicados em periódicos Qualis-Capes de estrato entre A1 e A4, com objetivo de investigar o conceito do lema aprender a aprender elaborado por Duarte (2011). Com base na análise do corpus organizado dois extremos foram observados, o primeiro relacionado as concepções da Unesco, que promovem uma educação centrada no desenvolvimento contínuo e adaptativo, e o segundo referente as críticas reflexivas sobre o lema aprender a aprender, que questionam os impactos desse lema sob a ótica neoliberal que favorecem a desvalorização do papel do professor e a formação voltada para a adaptação ao mercado de trabalho em detrimento de uma formação crítica e integral. Os resultados do primeiro movimento analítico realizado destacam a polarização entre uma educação que valoriza a autonomia do aluno e outra que sublinha a importância da mediação docente e da construção de um conhecimento crítico e transformador. Este estudo contribui para o debate sobre as direções futuras da educação brasileira, com foco nas implicações do lema "aprender a aprender" e suas conexões com as políticas neoliberais, principalmente como base para continuidade da pesquisa que tem o caráter de analisar a influência do lema nas tendências em educação matemática.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 09 — Currículos em Educação Matemática

Como Citar

NEGREIROS LIMA, Laura; FERNANDO RODRIGUES PIRES, Luiz. O lema aprender a aprender na educação brasileira: primeiras aproximações sobre uma investigação. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/659.. Acesso em: 15 ago. 2025.