Meninas na Tecnologia: Práticas de numeramento e o empoderamento feminino em um projeto social
Palavras-chave:
Práticas de Numeramento, Relações de gênero, Educação MatemáticaResumo
Este texto tem como objetivo discutir como as relações de gênero permeiam as práticas matemáticas no contexto de um projeto que visa o empoderamento feminino na tecnologia. Para isso, será apresentada uma problematização de questões teóricas que fundamentam uma pesquisa de doutorado em fase inicial. Nessa pesquisa, procura-se compreender meninas de um projeto social voltado para o empoderamento feminino na tecnologia apropriando-se de práticas de numeramento. Isso porque as interações discursivas das participantes das atividades promovidas pela ONG Código-X frequentemente são mediadas por ideias, procedimentos, terminologias ou argumentos matemáticos, que mobilizam não apenas conhecimentos técnicos, mas também referências culturais, valores e posições de sujeito. Às práticas discursivas que se forjam nessas interações chamamos práticas de numeramento, e analisar como as participantes do Código-X se apropriam delas nos ajuda a compreender como essas meninas se constituem como sujeitos de gênero sociais, nos quais as pessoas são continuamente formadas em uma construção social, cultural e política, por meio de práticas discursivas e sociais que estabelecem normas e expectativas sobre o que significa ser do gênero feminino ou masculino – sujeitos generificados.
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