Meninas na Tecnologia: Práticas de numeramento e o empoderamento feminino em um projeto social

Autores

Palavras-chave:

Práticas de Numeramento, Relações de gênero, Educação Matemática

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir como as relações de gênero permeiam as práticas matemáticas no contexto de um projeto que visa o empoderamento feminino na tecnologia. Para isso, será apresentada uma problematização de questões teóricas que fundamentam uma pesquisa de doutorado em fase inicial. Nessa pesquisa, procura-se compreender meninas de um projeto social voltado para o empoderamento feminino na tecnologia apropriando-se de práticas de numeramento. Isso porque as interações discursivas das participantes das atividades promovidas pela ONG Código-X frequentemente são mediadas por ideias, procedimentos, terminologias ou argumentos matemáticos, que mobilizam não apenas conhecimentos técnicos, mas também referências culturais, valores e posições de sujeito. Às práticas discursivas que se forjam nessas interações chamamos práticas de numeramento, e analisar como as participantes do Código-X se apropriam delas nos ajuda a compreender como essas meninas se constituem como sujeitos de gênero sociais, nos quais as pessoas são continuamente formadas em uma construção social, cultural e política, por meio de práticas discursivas e sociais que estabelecem normas e expectativas sobre o que significa ser do gênero feminino ou masculino – sujeitos generificados.

Biografia do Autor

  • Jessica Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

    Sou doutoranda em Educação, na linha de Educação Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2021). Tenho graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH (2016). Sou Técnica em Química pela Escola Politécnica de Minas Gerais - POLIMIG (2011). Fui integrante do projeto "Maths The City - Learning to Apply Mathematics Outside the School" em parceria com a Universidade de Oslo - UiO e a Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2019 a 2021). Participei como professora voluntária no projeto de extensão "Reforço ENEM" promovido pela Faculdade de Educação do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH (2014 a 2015). Atualmente, faço parte do Grupo de Pesquisa de Etnomatemática da Universidade Federal de Ouro Preto (GPEUFOP) e do Grupo de Estudos sobre Numeramento (GEN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 04 — Diversidade, Gênero e Inclusão na Educação Matemática

Como Citar

RODRIGUES, Jessica. Meninas na Tecnologia: Práticas de numeramento e o empoderamento feminino em um projeto social. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/660.. Acesso em: 15 ago. 2025.