Análise das Contribuições do PIBID na Formação Docente dos Alunos do Curso Licenciatura em Matemática do IFNMG Campus Januária
Resumo
Esta pesquisa investigou as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente de alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFNMG / Campus Januária, utilizando um questionário aplicado a ex-bolsistas do programa. Foram analisados diversos aspectos, incluindo a influência do PIBID na reafirmação da escolha pela carreira docente, as atividades realizadas no programa e sua importância para a formação acadêmica e profissional, os desafios enfrentados e o suporte recebido de supervisores e coordenadores no período de atuação no Programa. Os resultados indicaram que o PIBID ofereceu experiências práticas valiosas que complementaram a formação teórica, permitindo aos estudantes vivenciar a realidade escolar, aprimorar suas habilidades pedagógicas e aumentar a confiança na prática docente. Os participantes ressaltaram a importância das atividades nas escolas parceiras para o desenvolvimento de suas competências didáticas e a compreensão das dinâmicas educacionais. Assim, a pesquisa concluiu que o PIBID é um componente essencial na formação de professores de matemática, enriquecendo a preparação acadêmica e profissional dos alunos do IFNMG / Campus Januária e contribuindo significativamente para sua capacitação para enfrentar os desafios da educação básica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.