A História da Matemática e Suas Implicações para a Prática Docente

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 22 professores de matemática atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em diferentes cidades do centro-oeste mineiro. Neste trabalho, voltaremos nossa atenção para um estudo das potencialidades pedagógicas ofertadas pela História da Matemática e sua relação com as práticas que vêm sendo implementadas em sala de aula. Além disso, buscamos analisar as concepções de professores de Matemática sobre a utilização da História da Matemática na sala de aula, e procuramos entender quais fatores podem ser um empecilho para que os professores não utilizem essa metodologia de ensino. Por fim, são apresentadas as considerações finais perante os dados obtidos no decorrer da pesquisa, que nos permitiram observar a importância da implementação da História da Matemática na formação dos professores que ensinam matemática, pois, com ela, o educador terá clareza de como pode utilizar esse recurso em sala de aula, buscando agregar mais qualidade à sua prática.

Biografia do Autor

  • Erasmo Tales Fonseca , UEMG

    Doutorando em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (2012). Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis e do Colégio Integral (Divinópolis)

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 08 — Filosofia e História da Matemática: relações com a Educação Matemática

Como Citar

BARBOSA DE CAMARGOS, Nubia Gabrieli; TALES FONSECA, Erasmo. A História da Matemática e Suas Implicações para a Prática Docente. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/662.. Acesso em: 15 ago. 2025.