A História da Matemática e Suas Implicações para a Prática Docente
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com 22 professores de matemática atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em diferentes cidades do centro-oeste mineiro. Neste trabalho, voltaremos nossa atenção para um estudo das potencialidades pedagógicas ofertadas pela História da Matemática e sua relação com as práticas que vêm sendo implementadas em sala de aula. Além disso, buscamos analisar as concepções de professores de Matemática sobre a utilização da História da Matemática na sala de aula, e procuramos entender quais fatores podem ser um empecilho para que os professores não utilizem essa metodologia de ensino. Por fim, são apresentadas as considerações finais perante os dados obtidos no decorrer da pesquisa, que nos permitiram observar a importância da implementação da História da Matemática na formação dos professores que ensinam matemática, pois, com ela, o educador terá clareza de como pode utilizar esse recurso em sala de aula, buscando agregar mais qualidade à sua prática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.