Resumo
O artigo, parte de um estudo de mestrado no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE), campus Uberlândia. O objetivo da pesquisa foi compreender as possibilidades de ensinar e aprender Estatística, em consonância às cinco fases do ciclo investigativo – Problema, Planejamento, Coleta de Dados, Análise e Conclusões (Problem, Plan, Data, Analysis, Conclusions – PPDAC) – de Wild e Pfannkuch (1999. Para tanto, adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de pesquisa participante, em que nos embasamos em estudos publicados que visam analisar os elementos que potencializam o ensino de Estatística para o Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa alunos do 5º ano do ensino fundamental I de uma escola pública na cidade Uberlândia, Minas Gerais. Os resultados revelaram que ao trabalharem com o Contexto de investigação "justiça social no futebol", os alunos conseguem interpretar dados estatísticos de textos jornalísticos relacionando a análise com o contexto do campeonato de futebol Brasileirão 2023 doravante “Brasileirão”, por meio da quantidade de cartões vermelhos e amarelos recebidos durante as partidas. Assim, essa abordagem estimula o pensamento crítico e a avaliação autônoma das informações recebidas.
Biografia do Autor
-
Tatiana Olicio Lopes, E.E. Seis de Junho
Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional da Educação Básica :FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA, pela UNIVERSIDADE DE UBERABA, Minas Gerais, Campos Uberlândia. Tendo em desenvolvimento a pesquisa em " A INTERFACE DO ENSINO DE ESTATÍSTICA, O PRECONCEITO RACIAL E A JUSTIÇA NO FUTEBOL:UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I". Membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas - FORDAPP/CNPq e da Quarta Cultural pela UNIVERSIDADE DE UBERABA ,graduada em Normal Superior pela Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia (2006). com habilitações em Docência na educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental . Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016) e Especialização em Tecnologias Educacionais Laboratório Aprendizagem pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia (2009). Exerço a função de professora do 1 ao 5 ano, na Escola Municipal do Moreno, Uberlândia- Minas Gerais, desde dezembro de 2006 e na Escola Estadual Seis de Junho, Uberlândia- Minas Gerais, desde de fevereiro de 2017, ambos efetiva. Exerci durante 4 anos (18/01/2013 a 03/01/2017) a função de Gestora Escolar na Escola Municipal do Moreno, Uberlândia- Minas Gerais, pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, Minas Gerais.
-
Sandra Gonçalves Vilas Bôas, Universidade de Uberaba - UNIUBE
Profa. Dra. Sandra Gonçalves Vilas Bôas: doutora em Educação Matemática pelo PPGEM- Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho. Realiza pesquisas em Educação Estatística e Matemática, tecnologias digitais ligadas aos processos de ensinar e aprender e à formação de professores. Atualmente é professora titular do Programa de Pós Graduaão Pofissional em Educação: Mestrado e Doutorado da UNIUBE- Campus Uberlândia.
E-mail: sandra.vilasboas@uniube.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0119273606197925
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2162-4635
Seção
Eixo 07 — Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante