Metodologia Rotação por Estações: Abordagem no Ensino de Função Quadrática

Autores

Palavras-chave:

Metodologia ativa. Ensino Médio. Rotação por Estações. Avaliação Participativa.

Resumo

Após a pandemia do Covid-19, novos desafios no processo de aprendizado surgiram, o que estimulou a busca por metodologias que pudessem contribuir com a superação de tais dificuldades. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo elucidar as contribuições da metodologia ativa Rotação por Estações no ensino de função quadrática. Elencamos a seguinte questão: a Rotação por Estações no ensino de função quadrática comprova sua viabilidade e promove o protagonismo dos alunos? A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a interação do mediador com os alunos como método principal. O intuito foi compreender a eficácia e aceitação da metodologia ativa, buscando identificar os benefícios percebidos pelos estudantes. A análise dos dados revelou que a Rotação por Estações proporciona maior autonomia aos alunos, fomentando um conhecimento mais crítico e colaborativo. A metodologia ativa também demonstrou oferecer inúmeras possibilidades de inovação em sala de aula. Conclui-se que a Rotação por Estações no ensino de função quadrática é viável, promovendo autonomia, colaboração e inovação. O professor desempenha um papel mais crítico e eficiente, adaptando-se às necessidades dos alunos pós-pandemia. No entanto, a pesquisa segue em andamento para que possamos discutir e verificar a questão da aprendizagem com maior profundidade e fidedignidade.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

JUNIOR DE OLIVEIRA, Gilson; MARES MEIRELES , Debora; RODRIGUES DE SOUSA, Arilson. Metodologia Rotação por Estações: Abordagem no Ensino de Função Quadrática. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/664.. Acesso em: 15 ago. 2025.