Registro de Representação Semiótica: uma revisão das contribuições de Duval

Autores

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o conhecimento existente sobre a os registros de representação semiótica abordado por Durval e avaliar o impacto e a importância das contribuições do autor na educação. O estudo tem uma abordagem de pesquisa qualitativa e é caracterizado por pesquisa bibliográfica. É notável que nos últimos anos o interesse em pesquisar sobre a teoria dos registros de representação semiótica está crescendo e a maioria dos pesquisadores buscou entender como a teoria contribui no ensino. O conceito de registro semiótico é essencial na educação, pois se refere às diferentes formas e sistemas utilizados para representar e ensinar em um conteúdo matemático. A revisão abrange uma análise crítica das principais obras de Durval, destacando suas contribuições significativas para a compreensão e aplicação dos registros semióticos. O artigo explora como Durval define e categoriza os registros semióticos, bem como as implicações teóricas e práticas de suas abordagens. São examinados os conceitos introduzidos por Durval e a influência destes na construção do conhecimento. 

Biografia do Autor

  • Paula Juliana Barbosa Faria, Unimontes

    Curso Técnico em informática Integrado no Ensino Médio no IFNMG Campus Salinas; Formada Licenciatura em Matemática no IFNMG Campus Salinas. Mestranda em Educação PPGE/Matemática

  • Lucas Diego Antunes Barbosa, IFNMG Campus Salinas

    Professor Doutor Lucas Diego Antnues Barbosa - IFNMG Campus Salinas

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 07 — Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante

Como Citar

BARBOSA FARIA, Paula Juliana; ANTUNES BARBOSA, Lucas Diego. Registro de Representação Semiótica: uma revisão das contribuições de Duval. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/665.. Acesso em: 15 ago. 2025.