A Multiplicação e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática. Resolução de problemas. Multiplicação.

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de Mestrado em andamento desenvolvido no Programa de Pós Graduação Profissional em Educação na Universidade de Uberaba (UNIUBE), campus Uberlândia e realizada com uma turma de 5º Ano da Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho. Esta pesquisa se propõe a investigar como “A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, pode contribuir para um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental aprender os significados da operação de multiplicação”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa de campo. Para o desenvolvimento da tarefa, apresentada nesse artigo, realizamos a brincadeira Boca do palhaço. O objetivo foi trabalhar de forma lúdica o significado da multiplicação como “soma de parcelas iguais”. A atividade foi desenvolvida considerando as dez etapas da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas de Onuchic (2014). Os alunos demonstraram interesse e compreensão do conteúdo abordado, realizando com facilidade o novo problema proposto.

Biografia do Autor

  • Maria Julia de Medeiros, UNIUBE, PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA

    Profa. Maria Julia de Medeiros: Mestranda no Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da UNIUBE- Campus Uberlândia. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é docente na EM Prof. Mário Godoy Castanho da SME/Uberlândia, MG.

  • Sandra Gonçalves Vilas Bôas, UNIUBE

    Profa. Dra. Sandra Gonçalves Vilas Bôas:  doutora em Educação Matemática pelo PPGEM- Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho. Realiza pesquisas em Educação Estatística e Matemática, tecnologias digitais ligadas aos processos de ensinar e aprender  e à formação de professores. Atualmente é professora titular do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação: Mestrado e Doutorado da UNIUBE- Campus Uberlândia. 

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 06 — Ensino de Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

MEDEIROS, Maria Julia; GONÇALVES VILAS BÔAS, Sandra. A Multiplicação e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/666.. Acesso em: 15 ago. 2025.