A Multiplicação e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas
Palavras-chave:
Educação Matemática. Resolução de problemas. Multiplicação.Resumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa de Mestrado em andamento desenvolvido no Programa de Pós Graduação Profissional em Educação na Universidade de Uberaba (UNIUBE), campus Uberlândia e realizada com uma turma de 5º Ano da Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho. Esta pesquisa se propõe a investigar como “A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, pode contribuir para um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental aprender os significados da operação de multiplicação”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa de campo. Para o desenvolvimento da tarefa, apresentada nesse artigo, realizamos a brincadeira Boca do palhaço. O objetivo foi trabalhar de forma lúdica o significado da multiplicação como “soma de parcelas iguais”. A atividade foi desenvolvida considerando as dez etapas da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas de Onuchic (2014). Os alunos demonstraram interesse e compreensão do conteúdo abordado, realizando com facilidade o novo problema proposto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.