Xadrez: O Desenvolvimento Lógico Matemático em Meio a Batalha da Educação Básica

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RESUMO

O acompanhamento da EQUIPE DE XADREZ ESCOLAR, no Circuito Mineiro de Xadrez Escolar Mentes de Aço 2024”. Possibilitou a criação de novas reflexões, perspectivas, possibilidades e conclusões educacionais. A batalha estabelecida por diversos discentes em meio ao desafio de suas vidas, desafios esses não exatos, não controláveis e totalmente imprevisíveis, como a situação econômica familiar, saúde, fatores cognitivos, relações interpessoais, agentes motivadores, estímulos visuais, fatores emocionais, vulnerabilidade social, bem como, uma série de situações e possibilidades de ataques que veem comprometer o Trono Rumo a Formação Educacional. Tais ataques como um jogo de Xadrez, que se objetiva estabelecer o xeque-mate ao rei adversário. Ou seja, colocar o rei em uma posição onde ele não possa escapar, se faz a analogia de ações que objetivam o desempenho e o aprendizado educacional. O jogo de tabuleiro que exige concentração, memória, planejamento e decisão, se relaciona com os desafios da batalha vivenciada por diversos alunos. No Xadrez da Vida Real de alguns educandos da Educação Básica, superar os ataques no que diz respeito a situações da vida cotidiana está inteiramente ligado a Matemática, que por sua vez se estabelece no Currículo de Referência de Minas Gerais (BNCC), documento normativo para redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil, ao qual apresenta os princípios orientadores para uma Escola Capaz de Promover as Competências Indispensáveis ao Enfrentamentos dos Desafios Sociais, Culturais e Profissionais do Mundo Contemporâneo. Frente a Obra de MOURA, NETTO, Charles publicada em 2023, “Aprendizado em jogo: um guia completo para o ensino de xadrez nas escolas – O jogo de xadrez como ferramenta de aprendizado para professores inovadores”, temos o início de uma Metodologia Ativa eficaz.

Biografia do Autor

  • Flávio Santos, Universidade de Uberaba

    Análise de Investimentos; Análise Organizacional; Cenários Econômicos; Contabilidade Gerencial e Análise de Custos; Controladoria; Legislação Tributária; Elaboração e Análise Orçamentária; Estatística Descritiva; Gestão de Custos, Elaboração e Análise de Projetos; Macroeconomia e Políticas de Intervenção; Matemática Instrumental e Financeira. Foi Membro da Comissão Avaliadora CPA (Representante do Corpo Administrativo) da Faculdade Una Contagem (2014/2015). Foi Presidente CIPA (Representante Empregador) da Faculdade Una Contagem (2014/2015). Foi Membro do Conselho de Habitação de Contagem (Representante Institucional da Faculdade Una Contagem). Atualmente atua como Servidor Público Municipal na Cidade de Sabará, Minas Gerais, Brasil e presta serviços de treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial no setor privado. Colecionador de várias aprovações em concursos públicos, começou sua trajetória profissional no ambiente educacional em uma das mais renomadas Instituição de Ensino Privada do País, a PUC MINAS. Coleciona várias homenagens no seguimento educacional e no campo profissional. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Financeira. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Multidiciplinar / Subárea: Ensino e Segurança. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia (Texto informado pelo autor)

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 05 — Recursos Didáticos e Tecnologia no Ensino de Matemática

Como Citar

MOREIRA PINTO, Regis; SANTOS, Flávio. Xadrez: O Desenvolvimento Lógico Matemático em Meio a Batalha da Educação Básica. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/667.. Acesso em: 15 ago. 2025.