Perspectivas Teóricas Para Uma Prática Reflexiva-Crítica na Formação de Professores de Matématica
Palavras-chave:
Formação de professores/as, Prática Reflexiva, Modelagem MatemáticaResumo
O objetivo deste texto é discutir as teorias que sustentam o conceito de professor reflexivo, especialmente a partir da obra de Donald Schön. Para isso, será apresentada uma problematização de questões teóricas sobre os desafios e possibilidades de sua aplicação prática na formação docente. Embora a prática reflexiva seja inerente aos seres humanos, a proposta de Schön trouxe uma nova dimensão à reflexão profissional, destacando a importância de um processo contínuo e dinâmico de reflexão e ação na prática pedagógica. No entanto, a aplicação prática desse conceito enfrenta desafios, como a subjetividade das crenças e experiências dos/as professores/as, além da superficialidade com que o termo, por vezes, é utilizado. No campo da Educação Matemática, essa reflexão crítica pode ser aprofundada por abordagens como a Educação Matemática Crítica (EMC), que promove uma educação que reconhece a matemática como uma prática social e culturalmente situada. Nesse contexto, a modelagem matemática surge como uma prática pedagógica que não apenas facilita a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também desperta uma consciência crítica sobre o impacto da matemática e dos modelos matemáticos na sociedade. Dessa forma, o texto examina algumas possibilidades de entrelaçamento dessas abordagens para formar professores reflexivos-críticos, comprometidos com a justiça social, a democracia e a equidade
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