Perspectivas Teóricas Para Uma Prática Reflexiva-Crítica na Formação de Professores de Matématica

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores/as, Prática Reflexiva, Modelagem Matemática

Resumo

O objetivo deste texto é discutir as teorias que sustentam o conceito de professor reflexivo, especialmente a partir da obra de Donald Schön. Para isso, será apresentada uma problematização de questões teóricas sobre os desafios e possibilidades de sua aplicação prática na formação docente. Embora a prática reflexiva seja inerente aos seres humanos, a proposta de Schön trouxe uma nova dimensão à reflexão profissional, destacando a importância de um processo contínuo e dinâmico de reflexão e ação na prática pedagógica. No entanto, a aplicação prática desse conceito enfrenta desafios, como a subjetividade das crenças e experiências dos/as professores/as, além da superficialidade com que o termo, por vezes, é utilizado. No campo da Educação Matemática, essa reflexão crítica pode ser aprofundada por abordagens como a Educação Matemática Crítica (EMC), que promove uma educação que reconhece a matemática como uma prática social e culturalmente situada. Nesse contexto, a modelagem matemática surge como uma prática pedagógica que não apenas facilita a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também desperta uma consciência crítica sobre o impacto da matemática e dos modelos matemáticos na sociedade. Dessa forma, o texto examina algumas possibilidades de entrelaçamento dessas abordagens para formar professores reflexivos-críticos, comprometidos com a justiça social, a democracia e a equidade

Biografia do Autor

  • Jessica Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

    Sou doutoranda em Educação, na linha de Educação Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2021). Tenho graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH (2016). Sou Técnica em Química pela Escola Politécnica de Minas Gerais - POLIMIG (2011). Fui integrante do projeto "Maths The City - Learning to Apply Mathematics Outside the School" em parceria com a Universidade de Oslo - UiO e a Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2019 a 2021). Participei como professora voluntária no projeto de extensão "Reforço ENEM" promovido pela Faculdade de Educação do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH (2014 a 2015). Atualmente, faço parte do Grupo de Pesquisa de Etnomatemática da Universidade Federal de Ouro Preto (GPEUFOP) e do Grupo de Pesquisa sobre Estudos de Numeramento (GEN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

RODRIGUES, Jessica. Perspectivas Teóricas Para Uma Prática Reflexiva-Crítica na Formação de Professores de Matématica. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/668.. Acesso em: 15 ago. 2025.