Narrativas de experiência na modelagem matemática: Teorias e Aplicações Práticas
Resumo
Neste relato, apresento minha primeira experiência como pesquisadora do programa de iniciação científica que se deu início no segundo semestre de 2022, sob a orientação da professora doutora Jussara de Loyola Araújo, única pesquisadora do campo da Educação Matemática do departamento. A modelagem matemática enriquece o ensino ao conectar a matemática com situações reais, facilitando a compreensão e aplicabilidade dos conceitos. No entanto, a sua implementação é desafiadora devido às dificuldades que os professores enfrentam, como a falta de recursos ou preparo específico. Para superar esses desafios, é crucial desenvolver estratégias e formas de apoio que ajudem os professores a integrar a modelagem matemática de maneira eficaz. Com isso, nossa pesquisa tem como objetivo compreender a experiência de professores de matemática brasileiros e colombianos que implementaram atividades de modelagem matemática. A pesquisa envolve três etapas principais: estudo dos referenciais teóricos, prática metodológica e análise dos resultados. Utilizaremos entrevistas narrativas para captar as experiências pessoais dos professores e contamos com a participação de nove docentes. Esta pesquisa faz parte de uma colaboração internacional com universidades colombianas, ampliando a perspectiva da pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.